terça-feira, 27 de setembro de 2011

Magno: Advogado de Sarney e Defensor de Chapadinha


Talvez ninguém na imprensa seja mais insuspeito pra falar de Magno Bacelar que o jornalista e advogado Cesar Bello. Critico corrosivo do grupo Sarney, Bello – em seu blog – aborda a polêmica que envolveu o representante do Baixo Parnaíba com a bancada de Imperatriz. Leiam abaixo, depois comento:      


“O Deputado Magno Bacelar tem se notabilizado na defesa de forma intransigente do Governo e do município de Chapadinha. Todos excessos tendem a serem castigados, repudiados e modificados. Contudo Magno Bacelar teve a virtude de reconhecê-los de forma pública compungido de sinceridade.

O fato de fazer referência ao município de Imperatriz de forma deselegante, motivou a réplica do deputado estadual Carlinhos Amorim. O equilibrado líder do PDT não reagiu de imediato as declarações de Magno Bacelar em respeito ao Regimento da Assembleia.

Magno falava pela liderança do governo e a oposição já esgotará todo o seu tempo. Ontem (26) Carlinhos Amorim mesmo tendo conhecimento da retração de Magno Bacelar, ocupou a tribuna para de forma urbana e civilizada contestar o parlamentar governista.

Carlinhos confessou que foi inquietante ouvir Magno se dirigir a Imperatriz daquela forma em sessão especial. "Refuto essas palavras como fiz com o repórter Roberto Cabrini, do SBT que, durante reportagem. declarou que Imperatriz é a capital da pistolagem".

De acordo com Carlos Amorim, a cidade de Imperatriz encontra-se hoje em uma situação privilegiada, por ser a segunda maior cidade do Maranhão, ter o maior número de habitantes e eleitores e que, ao longo dos anos, muito contribuiu para o crescimento do Estado.

Em conversa com o titular do Blog, Carlinhos Amorim disse que Imperatriz tem um povo ordeiro e acolhedor , sem aversão aqueles que a procuram seja a lazer ou a trabalho. O parlamentar destacou ainda as potencialidades econômicas do município como celeiro de empregos.

O debate retirou o Plenário da monotonia que enclausura os debates entre questões de governo e oposição. Retirando-se os excessos verbais de Magno Bacelar outras questões regionais poderiam enriquecer as temáticas da Assembleia Legislativa.

Carlinhos Amorim com o olhar desculpou Magno, sob o alertar de que o mesmo não volte a pecar.”

Comento:

Além da notória advocacia do governo de seu grupo político no estado, é difícil alguém deixar de reconhecer a defesa que Magno tem feito do Baixo Parnaíba e de Chapadinha especificamente.

Boa parte da crítica que ele tem recebido é amplificada pela corrente de pensamento anti-sarney, que na mídia e nas redes sociais tem militância aguerrida, forte e inteligente. Desta forma o vice-líder do governo sabe que nunca vai agradar quem for contra Sarney, ainda que exista alguém – como Cesar Bello – cujo necessário combate à oligarquia não tolha a isenção de reconhecer o mérito de defender seu município.

No exato ponto em questão, Magno falou o certo com palavras erradas. Se tivesse abordado de forma equilibrada e embasada sobre a desproporção de investimentos governamentais entre as regiões do Baixo Parnaíba e Tocantina, lembrando que aqueles nossos honrados conterrâneos recebem apoio estratégico, em detrimento de outras regiões que não têm sonho separatista, teria iniciado um bom debate.      

Nenhum comentário: