terça-feira, 13 de setembro de 2011

Eleições UFMA – Apoiadores de Jocélio Araújo Divulgam Nota


Assim como outros blogs de Chapadinha, publicamos texto de Rogger Habbe em apoio ao professor Jocélio Araújo. Deixamos claro que o interesse do blog é proporcionar o debate no meio acadêmico de forma a consolidar a UFMA-Campus 4 como uma das melhores coisas acontecidas em Chapadinha nos últimos tempos. Por isso mesmo estamos igualmente abertos aos demais candidatos para a divulgação de idéias e propostas. Segue o texto.


O progresso Não Pode Parar



Por: Rogger Habbe  - UFMA


As eleições para diretor do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão (CCAA/UFMA) estão se aproximando. A votação ocorre nesta sexta-feira, (16), das 8h às 21h. É chegado o momento de refletir para escolher bem aquele que vai dirigir o nosso Centro. Para isso, é preciso comparar as propostas de cada candidato, analisar sua trajetória, verificar sua experiência administrativa. Além disso, é necessário ver qual a contribuição que cada um deu para o desenvolvimento e para a melhoria do Campus de Chapadinha.



É aí que surge a figura do professor Jocélio Araújo, de longe o melhor candidato. Paraibano da cidade de Mari, a 60Km de João Pessoa, Jocélio Araújo é doutor em Zootecnia pela faculdade Lavras-MG. Chegou a Chapadinha em março de 2007 e logo foi eleito diretor do CCAA. Na época, obteve a maioria dos votos de alunos e técnicos administrativos. Entre os professores, também obteve excelente votação, ficando apenas 01 voto atrás do segundo concorrente. Antes de vir para o Campus de Chapadinha, Jocélio foi coordenador de curso e diretor de órgão suplementar na Universidade do Estado do Paraná. Tem, portanto, qualificação técnica e experiência administrativa.



Desde que assumiu a direção do CCAA, em 2007, Jocélio Araújo vem promovendo uma verdadeira revolução administrativa na universidade, o que resultou em uma série de mudanças tanto na infraestrutura do Centro, como na qualificação dos docentes e nas políticas de assistência estudantil. Graças ao professor Jocélio Araújo, o Campus de Chapadinha saiu de um estágio embrionário para se tornar uma universidade de referência na região do Baixo Parnaíba e no Maranhão. O objetivo agora, segundo ele, é “fazer o Campus crescer ainda mais e se tornar referência nacional”. 



Escolher Jocélio Araújo para diretor do CCAA significa, portanto, escolher não apenas uma pessoa, mas um moderno projeto de gestão para o Campus de Chapadinha. Um projeto de futuro dirigido por quem tem um pé na realidade e outro no desejo de transformar. Mais que isso, um projeto que valorize a participação de todos aqueles que fazem parte da comunidade acadêmica: professores, alunos, técnicos e funcionários. É esse o sentido e a característica principal da candidatura de Jocélio Araújo.



Dentre as alternativas apresentadas, o professor Jocélio Araújo representa o melhor caminho para o CCAA: o caminho da inovação. Isso significa criar programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), mais bolsas, consolidar a revista científica, mais políticas de assistência, criar modalidades esportivas, viabilizar o transporte universitário e a alimentação estudantil. Esse é o caminho de quem pensa a universidade como um todo e não de forma setorizada, isolada. É o caminho de quem sabe que o progresso não pode parar.

Nenhum comentário: