sábado, 20 de agosto de 2011

Vereadores Tentam Justificar Lei Contra Barraqueiros


Interessante a postagem de William Fernandes a respeito da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas por vendedores ambulantes. Leiam a matéria seguida de comentário nosso no final.

"Os oito vereadores que compareceram à sessão desta quinta, 18 de agosto, na Câmara Municipal de Chapadinha, aprovaram o Projeto de Lei Nº 13/2011, que dispõe sobre a regulamentação da instalação de estruturas provisórias para a venda de bebidas alcoólicas, durante o festejo de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Chapadinha, que vai de 5 a 15 de setembro.

O projeto é de autoria da vereadora Márcia Gomes (PV), presidente da Câmara, atendendo a uma solicitação do pároco de Chapadinha, Manoel Neves, em nome da comunidade católica local. Este projeto ainda terá que ser sancionado pela prefeita, Danúbia Carneiro.

A galeria da câmara ficou completamente lotada de membros de comunidades católicas, que aplaudiram fervorosamente, o resultado da votação, de 8 a zero. Estavam presentes à sessão, os vereadores Antonio Jorge, Marcelo Meneses, Samuel Nistron, Émerson Aguiar, Antonio Peroba, Francisca Aguiar, Hilda Ponte, além da própria Márcia Gomes, que justificou o projeto.
“Foi uma solicitação do pároco, Padre Neves e todas as pastorais. Ficamos felizes por vermos esta casa repleta de membros da Igreja Católica e pela Câmara ter aprovado mais um projeto de relevância e segurança pública”, disse a vereadora.

Representando a Igreja, Antonio de Sousa, popularmente conhecido por “Pirrita”, agradeceu à câmara pela aprovação do projeto

“Era um anseio da paróquia, no sentido de que isso virasse Lei. Todos os anos era preciso correr atrás do poder público para elaborar decreto a fim de moralizar essa situação durante os festejos. Este ano entramos em contato com a presidente da Câmara, Márcia Gomes, para ver a possibilidade de fazer esse decreto tornar-se lei. Sendo aprovado, se vier outras administrações que não levem em consideração o nosso pedido, ficamos mais tranqüilos. A gente nunca sabe o que vem pela frente”, disse Pirrita.

A proibição, de acordo com o pedido da igreja, abrange os arredores da Matriz e a área do parque de diversões, que há dois anos vem sendo instalado na Praça do Povo e veta somente a instalação de barracas provisórias, não afetando os estabelecimentos já existentes nestas áreas e devidamente legalizados.

Pirrita destacou ainda, que a solicitação abrange barracões de festas, sem condições adequadas de segurança e higiene e ainda as barracas de jogos de azar.

“Muitas pessoas vêm para o festejo e acabam caindo nessa enganação dos jogos de azar e perdendo o que têm. Queremos que as pessoas fiquem mais voltadas para a parte religiosa, durante os festejos na Igreja Matriz”, concluiu."

Comentário Nosso

Li a matéria e não consegui entender porque é tão importante para os católicos que os vendedores ambulantes não comercializem bebidas alcoólicas na Praça do Povo. O resto fica por conta das justificativas confusas como se uma solicitação do pároco pudesse suprir a razoabilidade que se espera de uma lei aprovada pelo parlamento. A falta de sentido é tamanha que falam de jogos de azar e critérios para locais de festas como se não houvesse lei antiga sobre isso. Talvez a próxima lei da Câmara retorne a Terra como centro do universo e proíba que se fale em Charles Darwin nas escolas municipais         .     

Nenhum comentário: