quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Trabalhadoras Rurais de Chapadinha e Região Participam da Marcha das Margaridas em Brasília


As ruas de Brasília foram tomadas por milhares de trabalhadoras rurais. As margaridas marcharam pela Esplanada dos Ministérios e pararam a capital do país. Segundo a Polícia Militar, 45 mil mulheres participaram da manifestação. As trabalhadoras de Chapadinha também marcaram presença na marcha mobilizadas pelo STTR e Pólo Regional da categoria dos Trabalhadores Rurais do Baixo Parnaíba. 

Durante à tarde da quarta-feira (17), elas receberam a visita da presidente Dilma Rousseff no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Dos 11 ministros que acompanharam a presidente Dilma, sete eram mulheres.

O governo apresentou respostas a todas as reivindicações da marcha, organizada pela Contag e outros 11 movimentos sociais. Algumas foram anunciadas pela presidente Dilma. “Uma maior participação das mulheres na gestão financeira das unidades familiares. Assim, 30% do total disponível no limite familiar de financiamento será para uso exclusivo das mulheres”, discursa.

A presidente também anunciou que aumentará de R$ 9,6 mil para R$ 20 mil o valor máximo que cada família poderá vender em produtos para o programa de merenda escolar e que criará 16 unidades básicas de saúde, que funcionarão em barcos, e 10 unidades móveis de polícia para atender a mulheres em situação de violência no campo e na floresta.

A coordenadora da marcha, Carmem Foro, comentou o resultado do movimento. “Duas coisas eu gostaria de destacar: uma é ter um diálogo permanente, de seis em seis meses, para tratar da nossa pauta; a outra é a disposição da presidente Dilma em fazer um amplo diagnóstico sobre a reforma agrária no Brasil e construir conosco o caminho do futuro". 

Em outubro, a coordenação da marcha voltará à Brasília para uma nova rodada de negociações.

Com Informações do G1

Nenhum comentário: