terça-feira, 16 de agosto de 2011

Quem Não se Comunica se Trumbica



Por: Almir Moreira – Advogado

Qualquer um que preste serviços ou se envolva com o público tem uma assessoria de comunicação. Desde o mais reles ao mais sofisticado se apóiam em assessoria de comunicação, estas por sua vez, quando têm noção das coisas não se furtam a uma boa orientação jurídica. É assim, meus amigos, como funciona o relacionamento de quem trata com o público. Esta cartilha não é nova. 


Nenhum cantor, jogador ou administrador, por exemplo, se dirige á sociedade aleatoriamente, antes sopesa o que vai dizer se prepara para eventuais perguntas. Tudo isso para não dizer coisas estapafúrdias ou comprometedoras, às vezes também para não mostrar a mediocridade do entrevistado, na política é muito comum a ocupação de cargos por gente despreparada em razão da relação de compadrio.


Se alhear para governar ou seguir uma profissão qualquer solitariamente não retira esta condição como uma das mais importantes para fazer chegar ao seu público o que se quer dizer. Embora o sujeito ache poder fazer tudo sozinho, ainda assim, não pode se desvencilhar de tão importante assessoria. Hitler governou com mão de ferro, o Reich era seu, tudo podia, tudo fazia, mas nunca despregou de Goebbels, nunca deu um passo sem ouvi-lo, seus discursos vinham de seu grande assessor, governaram juntos, morreram juntos. A ditadura militar fechada nos quartéis, nunca emitiu uma notinha sequer se não fosse por sua competente assessoria, Golbery dava show neste sentido.


Alguns na Chapada precisam aprender estas letras do alfabeto da comunicação moderna para que suas palavras não os deixem em saia justa.

Nenhum comentário: