sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Chapadinha Participa da 1º Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente


A Cidade de Itapecuru Mirim foi sede do 1º seminário do trabalho Decente-CEETD, realizado nesta quinta-feira(25). O evento foi coordenado pelo Secretário de Estado Jose Antonio Heluy ( Trabalho e Economia Solidaria) e a comitiva de Chapadinha foi comandada por Zezinho Lima, secretário municipal de trabalho e renda, que foi acompanhado por técnicos de sua equipe de trabalho Jorge Cardoso, Tyalla Pereira, Jane Araújo e Jhonathan, e por representantes da sociedade como Raimundo Gomes Neto, o Axixá, Zé Luzia do Sindicato dos Patronal, Luiz Barbeiro, representando o STTR e Gabriel da Construção Civil, entre outros.

Durante os trabalhos o secretário Zezinho Lima defendeu a volta do Programa Primeiro Emprego do Governo do Estado, a criação dos Sines Regionais e Agências de Trabalhos em cada município. Zezinho Lima manifestou preocupação com a intermediação irregular, contratações ilegais de mão de obra local por ação dos ‘Gatos”, que são agentes aliciadores que cobram quantias do trabalhador, recebem gratificações do empregador e costumam expor os trabalhadores a condições degradantes e por vezes análogas à escravidão.

O secretário chapadinhense também propôs a ativação-criação dos Conselhos do Trabalho e Renda para que haja um planejamento de políticas públicas na área do trabalho e emprego, que envolva a sociedade civil.

As propostas do grupo de trabalho de Chapadinha foram recebidas pela coordenação do Seminário e serão encaminhadas para o encontro estadual do setor, que ocorrerá em outubro em São Luis e, numa fase posterior, chegarão a Brasília por ocasião do Seminário Nacional sobre o tema que deverá acontecer em 2012.

Ascom: Secretaria de Trabalho de Chapadinha

Um comentário:

Rio disse...

E a composição política no RUMO certo, um belo trabalho do Séc.: Zezim!!