terça-feira, 19 de julho de 2011

Três Sinais Amarelos Para Belezinha



Embora com visibilidade restrita e longe do foco da mídia, a fase que vivemos agora, a chamada pré-campanha, é mais intensa do que muita gente fora do ramo imagina. É época de os pré-candidatos firmarem suas pretensões entre os militantes partidários e em alguns setores especiais do eleitorado.  

Assim vinha fazendo a pré-candidata Belezinha, até arrefecer nos últimos dias, conforme reconhecem observadores experientes e admitem pessoas próximas a ela. 

Entre os motivos especulam-se em torno de três: a falta de definição do ex-prefeito Isaías, dispêndio de recursos além do planejado e uma eventual entrada de Magno Bacelar na disputa. 

A tese da falta de compromisso de Isaías estaria no fato de o ex-prefeito nunca tenha dito de forma pública e categoricamente ser a empresária sua candidata. Sem a palavra do futuro padrinho a pré-candidata se lançaria num mar de dúvidas e não estaria segura para continuar bancando a política do grupo, com o risco de ser substituída mais adiante. 

Na segunda possibilidade a palavra recurso não se restringe a gastos financeiros. Além da grana que engraxa as máquinas partidárias, se gasta tempo e nervos na lida política. Por todos estes desgastes uma campanha assemelha-se mais a uma maratona que a 100 metros rasos e a falta de critérios já tirou muita gente grande do páreo. 

Embora o próprio grupo não fale abertamente para não mexer com a suscetibilidade da prefeita Danúbia, lançar mão de uma candidatura do deputado Magno Bacelar (que é temida pela empresária) é algo que não pode ser descartado e isso – diferente das duas questões anteriores – foge totalmente do controle e da vontade de Isaías e Belezinha. 

É o curso imponderável da política como anticlímax do já ganhou.

Nenhum comentário: