quinta-feira, 7 de julho de 2011

Danúbia Fala Sobre Abono e Rebate Acusações em Entrevista à Cultura FM


A prefeita Danúbia Carneiro acaba de conceder uma entrevista de quase duas horas de duração à Rádio Cultura FM. Além do inusitado de a prefeita comparecer numa emissora controlada por um adversário, o ex-deputado Vagner Pessoas, Danúbia deu sua versão sobre fatos e polêmicas que têm tomado o noticiário nos últimos dias. Faço um resumo de cada ponto. Depois volto comentando em outro post. 

Agradecendo o Espaço
Logo no inicio de sua fala a prefeita ressaltou que aquela era a primeira vez que falava à emissora, relatou que havia solicitado direito de respeita – já há algum tempo – o que segundo ela foi prontamente atendido pelo diretor geral Vagner Pessoa, a quem agradeceu o espaço democraticamente cedido. 

Futebol da Zona Rural
A prefeita contestou o presidente Eudes Aguiar, da Associação de Times da Zona Rural, havia declarado – em tom considerado ofensivo por Danúbia – que a prefeita de Chapadinha não tinha credibilidade. Danúbia disse que tinha se comprometido a patrocinar o campeonato da Zona Rural com a premiação, material esportivo e com transporte para a organização do evento. Para a prefeita foi justamente no ponto do transporte que houve o problema, pois o presidente teria indagado se a moto cedida poderia ficar permanentemente com ele ou com a entidade, o que foi negado pela prefeita. Danúbia atribuiu a sua negativa o gesto do presidente ter lhe ofendido em uma emissora de rádio. 

Abono dos Professores
Antes de responder sobre o abono, Danúbia falou sobre o que considerou conquista dos servidores em seu governo. Fez longa explanação sobre o significa o pagamento em dia para os funcionários e para a economia local. Falou de leis assinadas por ela, em 2009, como o Piso Nacional de Salários Para Profissionais da Educação e do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração – que garantiu Regulamentação dos Incentivos Referentes à Qualificação Profissional; Reajuste de Incentivos de sala de aula; Incentivo Financeiro aos especialistas em educação; Incentivo Financeiro para cargo de diretor e a Regulamentação do Auxilio Transporte para deslocamento a zona rural.

A prefeita lembrou que houve aumento de salário da ordem de 3,29 (em 2010) e 9,09% (este ano) que, de acordo com ela, são aumentos reais de salários dados aos professores. 

Abono Propriamente Dito
A prefeita esclareceu que a lei exige que as prefeituras que ao término de ano paguem menos de 60% complementem com o abono. “Em Chapadinha nós pagamos 72,99% da verba para os professores, quase 13 pontos percentuais acima do mínimo exigido”, disse.

Para Danúbia Carneiro, foram os reajustes reais que fizeram com que a prefeitura sempre venha contemplando os profissionais da educação acima do que teria obrigação. 

A prefeita questionou a atuação dos sindicalistas, narrando fatos que se considerou ofendida por diretores do SINDCHAP. Por fim, Danúbia não negou que possa vir a pagar abono até o final do ano, mas declarou que a ênfase do governo é por aumento real no salário. “Pode existir alguma questão política partidária neste problema com o SINCHAP, mas que encerrar essa polêmica, assegurando que meu compromisso é com o aumento real de salário. Estamos mantendo a regularidade nas contas da prefeitura para que possamos anunciar, muito em breve, mais um aumento real aos funcionários”, finalizou a prefeita Danúbia Carneiro.  

Denúncias
Indagada sobre algumas denúncias contra sua gestão, especificamente o texto de autoria do empresário João Moraes (do BCC), Danúbia atribuiu o fato a um mal entendido da parte do empresário, que teria visto na programação festiva do município intuito de atrapalhar sua atividade comercial. Afastando qualquer interesse em prejudicar Moraes e sem citar nomes a prefeita disse que provar cada denuncia compete a quem acusa e que nada teme a respeito. 

Foto Meramente Ilustrativa do acervo de William Fernandes

Nenhum comentário: