quinta-feira, 30 de junho de 2011

Usurpação ou Agonia da Torcida do Gol de Mão?



O debate com o blogueiro Jonnay Alves (Chapadinha Online) tem rendido temas interessantes. Além do atraso de salário da época de Isaías, a traição acusada pelo deputado Waldir Maranhão – que remete ao tema da ética e política, a análise sobre as enquetes e agora o drama da inelegibilidade do ex-prefeito e da alegada e sentida “usurpação” dos votos dos eleitores deste. 


Antes de abordar os temas é necessário explicar um mal entendido. Não falei pessoalmente do blogueiro quando me referi a passeata ou ida em comício, mas do conjunto dos seguidores de Isaías, que foram levados a erro, que francamente não sei se Jonnay se inclui e, neste ponto, ele tem toda razão em dizer que não o conheço. O avaliei defensor do ex-prefeito em face do que ele escreveu, mesmo porque não é crime ou tão vergonhoso assim ser partidário de Isaías. Já que “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”, cabe ao individuo assumir, negar ou manter suas preferencias políticas resguardadas no sigilo do voto. 


Vamos ao debate dividido por temas.


Atraso de Salários de 9 meses de Isaías

Neste ponto que eu e Jonnay estamos de acordo, ele disse já ter votado em Magno por conta dos pecados de Isaías contra os funcionários, sinal de que também não aprova o calote. Poderia ter falado sobre se acredita (ou não) ser o ex-prefeito capaz de tais maldades novamente, caso volte a mandar no município.


Política: Trair e Coçar, é Só Começar... 
Sobre a ética na política, do código de Hamurabi, passando por Maquiavel e Norberto Bobbio há ampla consideração sobre as diferenças entre princípios e resultados ou moral individual e conduta ética coletiva. Generalizar a falta de escrúpulos na política é recurso rudimentar do sendo comum (quase um analfabetismo político no conceito Bertold  Brecht) que não melhora em nada a vida pública. 


No caso especifico dos argumentos do Chapadinha Online, o que era uma clara aprovação ao gesto de Isamara, mudou no segundo texto. No primeiro: “Isamara errou em apoiar outro candidato durante a última campanha, após ter firmado compromisso com tal deputado traído? Claro que não!” disse Jonnay. No escrito mais recente: “não vejo nada de extraordinário em políticos firmaram compromissos com deputado e depois apoiarem outro” (...). Veja o jogo de palavras: errou? claro que não! e (depois) não vejo nada de extraordinário... Sai Isamara e entra os políticos em geral. Pode ser que o escriba não seja partidário de Isaías, mas os textos dizem outra coisa. 


As Enquetes do Fim do Mundo

Sobre as enquetes que disponibilizo e ao final registro o resultado e só depois retiro da página, cada um é livre pra analisar e até para usar do meu comentário a parte que quiser. Contra a estática dos números favoráveis a Belezinha e incômodos para Isamara e Danúbia, existe o movimento partidário até as eleições, o jogo real da política e a dinâmica dos sinais claros ou difusos que inclui a reação político-administrativa para opção “não voto”. O ingênuo que viver verá!


A Usurpação e o gol de Maradona 

Compartilho também com Jonnay o entendimento sobre a morosidade da justiça brasileira. Embora haja lampejos de mudanças de modo a retirar candidatos impedidos de disputar eleições do rol de candidatos em tempo hábil para a exclusão de seu nome da urna eletrônica é bem provável que ainda ocorra isso no próximo pleito. 


Mas o choro dos seguidores de Isaías sobre os episódios de 2008 pode ser resumido em parábola futebolística. Imaginem que a lei eleitoral seja a regra do jogo de futebol, faça de conta que Isaías (candidato inscrito, mas com trânsito em julgado de condenação de contas insanáveis) é o Maradona fazendo um lindo gol de mão contra Inglaterra.  Mesmo vendo que o gol foi de mão a torcida apaixonadamente vibra... E se decepciona depois da anulação. Foi um gol de placa, só não deu certo por tinha um raio de um juiz aplicando a regra e o time adversário que foi campeão dentro do regulamento. 


Novo certame se aproxima. Até agora o atual dono da taça tem sérios problemas internos e de outro lado, desponta uma estrela que não sabe se seu cartola a deixará jogar. Certo mesmo é que o craque do gol de mão tá suspenso por muito tempo ou definitivamente fora do futebol. Sua torcida precisa entender isso pra evitar futuros sofrimentos.

Nenhum comentário: