sexta-feira, 20 de maio de 2011

Raimundo Marques Fala Sobre 3ª Via em Chapadinha


Recebi por email um comentário do advogado Raimundo Marques (foto), que entre outros tantos postos honrosos, foi Promotor de Justiça, Procurador Geral do Estado, Secretário de Segurança e Presidente da OAB-MA. O que seria um comentário, acabou se encaixando na idéia que este blog já tinha de abrir espaço para o debate sobre as eleições do ano que vem. Na expectativa de esta seja a apenas a primeira participação de Raimundo Marques e que seja seguida por outras personalidades e opiniões, publicamos, abaixo, a íntegra do texto.    

Meu caro Alexandre Pinheiro

Conforme meu telefonema de ontem, tomei a liberdade de fazer um comentário no seu BLOG, dia 18 a noite, porém não soube transmiti-lo. Faço-o agora, tentando reproduzir o que havia comentado. Trata-se do seguinte: Desejo, antes de mais nada felicitá-lo para inteligente idéia de promover uma enquete sobre as preferências do eleitorado de Chapadinha, especialmente, pelo fato de ter incluído na pesquisa uma consulta sobre a terceira via; desde as últimas eleições (2010), tenho feito uma leitura dos resultados apurados, constatei, o que já é obvio em Chapadinha, que a polarização de forças políticas, que há cerca de 20 anos aí se instalou, já ultrapassou todos os limites da tolerância daqueles que  já não suportam a falta de alternativas nesse lapso temporal. Como você e todos sabem, a luta vem se travando entre a facção A e a facção B. Aparentemente a facção A é detentora de um certo percentual de eleitores o mesmo acontecendo com a facção B, mas não é difícil perceber, porque já ouvi de muitos, que agregam-se aos “eleitores da facção A” um grande contingente que não suporta a facção B, e vice-versa. Pode-se deduzir dessa premissa, que eleitorado que uma e outra pensam possuir, é ilusório, é irreal.

Daí a coerência da enquete que você promoveu, onde se constata que a terceira via revelou-se bastante viável, disparada na frente daquelas facções, até porque, os (as) candidatas claramente apoiadas (os) pelos identificados “grupos”, já se apresentam como tal, ostentando o rótulo dos seus “chefes”.

Com estas considerações, permito-me sugerir ao ilustre amigo, que vem se revelando excelente jornalista e observador político, que promova, agora, uma enquete especificamente sobre a terceira via, ou seja, qual o perfil do candidato alternativo ideal, que seja competente, que seja capaz de formular e expor um projeto administrativo que contemple preocupação com a sustentabilidade, com a moralidade, com a honestidade, com a juventude universitária e de curso médio que constitui um grande contingente em Chapadinha,  enfim, que tenha ficha limpa, etc etc.  Penso que dispomos de  vários nomes em nosso  meio, você, acredito que os conheça. Obrigado e um grande abraço. 

Raimundo Marques

Um comentário:

Herbert Lago Castelo Branco disse...

Meu caro amigo Alexandre,
Parabéns pela iniciativo de abrir o debate sobre as eleições de 2012 e a conjuntura politica de Chapadinha. Muito oportuno!
Aproveito para parabenizar também o Dr. Raimundo Marques pela excelente contribuição! Muito afinado a realidade politica local.
Tembém gostaria de contribuir com o debate, e neste sentido estou te enviando e-mail com texto para apimentar mais ainda o debate.