terça-feira, 12 de abril de 2011

Danúbia Vence Enquete, Mas Oposição Mostra Força


Com 47 %, contra 34 de Belezinha e 18 pontos de Izamara, a Prefeita Danúbia Carneiro venceu a enquete do Blog. Foram 270 votos durante a semana. O sistema só admite um voto por cada computador. 

É lógico que as enquetes de internet não têm a mesma precisão já conforma nas pesquisas de opinião. Contudo se prestarmos atenção nas sondagens que o blog fez nas eleições de deputado, veremos que os números aqui foram muito próximos do veredicto das urnas. 

Força do Governo
Nesta há uma clara diferença com relação à enquete anterior que trazia o nome de Magno Bacelar. A mudança é que a prefeita Danúbia, que teve um desempenho ruim quando colocada disputando com seu antecessor, agora – sem o nome dele – aparece à frente das demais concorrentes, mesmo faltando muito tempo para o pleito e com todos os desgastes naturais de quem é governo, o que confirma a força eleitoral do grupo situacionista. 

As Chances da Oposição
O eleitorado de oposição, como já se esperava, se dividiu entre Belezinha e Izamara, chegando a ter, somadas, mais intenção de votos que a atual prefeita. Ocorre que na política esse tipo de soma nunca é literal. Só pra se ter exemplo, possivelmente entre os que escolheram Belezinha muita gente mudaria o voto se ele for candidata de Isaías e outros preferirão Izamara se for ela a escolhida de Isaías e Belezinha sair por uma terceira via.   

Belezinha Consolidada
Independente do apoio de Isaias, a consolidação do nome de Belezinha é uma realidade. Ninguém sabe se a empresária terá o apoio de Isaías e enfrentará as urnas mesmo que não o tenha,  mas uma coisa é certa, seu nome já não precisa de padrinho para entrar uma disputa com chances reais de vitória.

Izamara no Páreo 
Como candidata a deputada mais votada nas últimas eleições é natural que apareça com força em qualquer pesquisa e com a capacidade de absorver votos oriundos da liderança do pai, também estará no páreo se for mesmo candidata. 

Números Discrepantes
Enquanto fechávamos essa matéria surgiu informação de uma pesquisa realizada semana passada e finalizada ontem com prognóstico completamente diferente. Não tivemos acesso aos números. Assim que tivermos os dados, publicaremos mais detalhes.

Resumo da Ópera
A Oposição insiste que Danúbia é carta fora do baralho mas, ao que indica, não é bem assim – pelo contrário, está viva na disputa. O governo achava ter exterminado uma eventual terceira via e se vê que ainda há essa possibilidade, dependendo dos fatos.  Nenhuma das três pré-candidatas pode alegar falta de intenção de votos para desistir da disputa.

Nova enquete: Mais tarde o blog disponibiliza nova enquete sobre questões de interesse público. Aguardem!

Um comentário:

Unknown disse...

Preazado,

Mais uma vez retomo a minha preocupação. O que importa aqui, não é tanto quem ganha a eleição, mas o que farão com o poder nas mãos.
São os mesmos velhos grupos, com as mesmas velhas práticas. E o que é pior, sempre massacrando um povo já tão sofrido.
Esperamos ansiosos o surgimento de uma terceira via, com propostas novas e concretas de práticas que mostrem o que verdadeiramente é a política e pra que servem os agentes públicos quando imbuídos de um mandato.

Cordiais abraços.