quarta-feira, 2 de março de 2011

Terceira Via: Sobrevivência x Viabilidade


A polarização política entre os grupos de Magno e Isaías completa mais de uma década, o que coloca como muito natural haver correntes de pensamentos que buscam contrapor essa dicotomia com a disponibilização de alternativas eleitorais. A idéia em si é tão democrática quanto simpática, conceitualmente em termos políticos é típico movimento que é sucesso de crítica seguido - até aqui – de retumbante fracasso de público. Entre os motivos alguns que vamos debater abaixo. 

Tentativa
A última ação da Terceira Via foi uma reunião ocorrida na sexta (26), com participação de alguns representantes de partidos. Presentes legendas tradicionalmente não alinhadas como o PDT, PC do B e PSB, outras remanescentes do grupo de Isaías como PTN e o PT do B de Vagner Pessoa e algumas que se encontram em processo de aproximação como o atual governo, caso de setores do PT e do PPS.

Nada de Novo
 A tese do grupo independente perde parte do glamour renovador na medida em que se vê, por óbvio, obrigado a escolher um nome para a disputa. Entre os citados na reunião, todos – a exemplo de Levi Pontes, Talvane Hortegal e Vagner Pessoa – já disputaram eleições e há muitas dúvidas quanto à possibilidade de inspirarem um levante capaz de suplantar os velhos caciques.  

Vagner Pessoa  
Até o momento o único político a rejeitar frontalmente o grupo de Magno e qualquer nome com apoio de Isaías é o ex-deputado Vagner. Em declarações recentes (em sua emissora de rádio) chegou a usar termos pesados contra as duas pré-candidatas de Isaías: prima do ex-prefeito Belezinha Menezes e a filha Izamara Menezes. Outras forças ainda não descartaram apoiar Belezinha mesmo se esta vier com Isaías a seu lado. Vagner, por isso, é hoje a garantia da sobrevivência da Terceira Via, já que a viabilidade eleitoral são outros quinhentos.

Um dilema Belezinha
Entre todos os nomes colocados até o momento o único a pontuar em pesquisas, além de Magno, Isaías, Izamara e Danúbia é o de Belezinha. Empresária de sucesso, Belezinha é considerada por muitos como um nome capaz de conferir credibilidade ao grupo de Isaías e com isso atrair funcionários avessos por conta dos salários atrasados e a classe média que desconfia da capacidade administrativa do ex-prefeito e de sua filha. Ainda assim Izamara saiu das urnas com excelente votação pra deputada e dificilmente deixará de parecer mais viável que Belezinha, num prenúncio do argumento que será usado por Isaías na hora de preferir a filha. Contrariando a lógica, Belezinha ao invés de sinalizar para a Terceira Via como nome disponível ela fecha as portas afirmando que só será candidata ungida por Isaías, o que termina por enfraquecê-la dentro do próprio grupo do ex-prefeito.

Monstro
As notícias da existência de articulação buscando alternativas políticas são sempre bons sinais e denotam vitalidade da democracia, não só pelo fato de conceder opção, mas por provocar e expor as contradições dos grupos fechados em ciclo íntimos ou centralizados em suas próprias idiossincrasias, que dependerão da falta de nomes empolgantes ou haverão de repensar conceitos sob pena de serem um ou ambos engolidos pelo adorável monstro da opinião pública.  

Um comentário:

Mendes aguiar disse...

Eu sempre falei, e continuo falando não tem pra ninguem a prefeitura de Chapadinha está nas dependencias do Isaias. Só quem não tem conhecimento político não ver isso sei que a Danúbia pode está fazendo um bom trabalho, mais é uma coisa do povo e quem elege político é o povo e o povo está com Isaias.....RAIMUNDO AGUIAR