segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dois Textos Sobre o PT de Chapadinha



Decisão do PT Local em Sintonia Com Direção Nacional

Por: Jânio Ayres – Professor  

A decisão do Diretório Municipal do PT de Chapadinha-MA reflete uma tendência nacional de fortalecimento do partido e de articulação política para a continuidade das ações que tanto têm melhorado a vida das parcelas mais pobres da população brasileira.

Em trechos a seguir, pode-se perceber o clima amplo de articulações para 2012 e que já se faz presente no meio político em nível nacional:

"Durante a sua participação no Jornal Nacional, da TV Globo, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, defendeu nesta segunda-feira (9) as alianças do PT com antigos adversários políticos, como o presidente do Senado, José Sarney, o senador Renan Calheiros e o ex-presidente Fernando Collor de Mello, nesta candidatura. "Eu acho que o PT acertou quando percebeu que para governar um País com a complexidade do Brasil implica em construir uma aliança ampla. (..) O PT não tinha muita experiência de governo e agora tem. Nós não erramos”, justificou."
"O senador Aloizio Mercadante, candidato do PT ao governo de São Paulo, afirmou neste sábado (10), em Guarulhos, que o projeto que o PT implantou no Brasil vai além do presidente Lula. "As obras do governo Lula você abre a janela e vê. As obras do PSDB só se vê na televisão", afirmou. "Vamos implantar em São Paulo tudo o que deu certo no Brasil. Estamos mais preparados e amadurecidos para fazer um grande governo no Estado. O projeto que deixamos vai muito além do presidente Lula"."

Legendas começam a se movimentar e políticos que foram bem nas urnas no dia 3 de outubro são fortes concorrentes.

No mundo da política profissional, o resultado de uma eleição não determina apenas quem vai ocupar cada cargo: define também quais são as candidaturas possíveis para as próximas eleições. Assim, quem saiu fortalecido das urnas no dia 3 já vai pensando na disputa na corrida pelas prefeituras em 2012 – os próximos mandatos que estarão em disputa no país." 
 
 
Poder e Hegemonia

Por: Almir Moreira – advogado

A luta pelo poder em sociedades complexas como a nossa se dá em todos os campos, como o da cultura, da política, dos movimentos sociais e outros. E por complexa entenda-se são aquelas sociedades onde a estrutura do poder coexiste com uma sociedade civil mais robusta, pois, mais organizada e apoiada em instituições com ares de independência. É a conquista da hegemonia por estes espaços a estratégia dos democratas e os dos que querem efetivamente mudanças. Participar do parlamento, dos aparelhos do poder, estar presente na luta social, atuar na cultura constitui tarefa dos que pensam a política grande. Respeitar as diferenças e perceber os momentos de se efetivar alianças é a missão dos que batalham pelas melhorias sociais e políticas. Perceber as etapas históricas a serem vencidas faz parte da boa estratégia e da tática a ser seguida.

O povo brasileiro foi formado ao longo de 5 séculos por ondas imigratórias, somadas à população nativa, isso por si só resume o quanto essa complexidade é real, tudo isso sem se falar no caráter autoritário de nossa formação política.

O melhor da esquerda brasileira ou do campo democrático há muito percebeu, que a luta pelo poder não se dar solitariamente, mas em comunhão, nem que para isso em alguns instantes históricos seja preciso se aliar com o pensamento contrário. Os exemplos de que a luta pelo Poder se dar pela conquista da hegemonia, e esta pressupõe a realização de políticas de alianças, se sucedem a partir do processo de redemocratização nacional, tendo num primeiro momento a utilização das frentes políticas como o MDB e num outro mais recente, por exemplo, a atuação do PT, por ter tido este a capacidade de reconhecer isto no momento certo. Neste sentido, deve ser visto com louvor a atuação do PT municipal, não por apenas apoiar ou compor com o atual governo, mas por promover sua inserção no mundo real da política. Quem supõe que a grandeza nasceu com ele é um parvo, no sentido etimológico do termo.

Nenhum comentário: