segurança

segurança

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A Doença Infantil do Jornalismo


É contraproducente deixar de falar dos políticos pra atacar colegas comunicadores. Chamo isso de doença infantil do jornalismo. Ademais, as críticas dirigidas a mim têm sido tão repetitivas quanto ingênuas. Por último, à guisa de ofensa descobriram que sou “pretenso advogado”, como se buscar conhecimento e, por conseqüência, graduação-profissão pudesse depreciar alguém. Risível e nem adianta que não devolvo agravo.

Sobre as Notas da Quarta, 29 de setembro:
1) Já que tanto alegam, custa mostrar um documentozinho sequer mostrando condenação de Magno?continuo esperando.

2) Supondo que a prefeita falava pra poucas pessoas sem a presença do candidato, até que ponto isso pode influenciar no sucesso de uma campanha que fez dezenas de grandes manifestações populares?

3) Em nenhum momento disse que pagar o funcionalismo em dia não seria obrigação, falei que quem paga em dia tem mais moral pra pedir voto pra tal categoria do que os que deixaram salários em até 9 meses de atraso. Estou errado?

4) Respeitando a autonomia dos outros blogs só os exortei a mostrar imagens de grande comícios de seus candidatos preferidos, o que até agora não aconteceu.

5) Por último esclareço a questão da suspeita de advocacia administrativa – crime que não é exclusivo de advogados: até para que não se confunda com exploração eleitoreira, estou preparando a matéria com a devida cautela, há muito material e preciso ouvir algumas pessoas a respeito, os leitores e quem interessar possa, saberão do nome no momento certo.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Candidatos Firmam Acordo Sobre Eventos de Final de Campanha em Chapadinha


Os três candidatos ao cargo de deputado estadual com domicílio eleitoral em Chapadinha firmaram acordo, na presença do Juiz Eleitoral Mario Henrique Mesquita Reis, com relação aos eventos de encerramento da campanha eleitoral 2010.

A candidata Isamara compareceu pessoalmente à reunião, Magno Nota 10 e Vagner Pessoa mandaram representantes.

Durante a reunião ficou pactuado que haverá comício dos três candidatos amanhã (30). Isamara fará comício nas proximidades do Cemitério do Sozinho, na Avenida Ataliba Vieira. A concentração de Vagner Pessoa está marcada para a Avenida Oliveira Roma, em frente ao Armazém Paraíba. Magno Nota 10 faz comício na Praça do Caterpilar.

Carreatas em Dias Diferentes
Preocupado com a segurança dos militantes e da comunidade em geral, o Juiz Mario Henrique conclamou os presentes a firmarem acordo relativo a realização de carreatas em dias diferentes. Houve acordo, e assim ficaram distribuídas as datas: 30/09 Isamara (quinta); 01/10 Vagner Pessoa (sexta) e 02/10 Magno (Sábado). As de Isamara e Vagner começam na Rodovia perto de suas residências, a que encerra a campanha de Magno Nota 10 sai do Colégio João Gomes, final da Avenida do Bairro Areal.

Sobre o Debate da TV Mirante

De todas as análises sobre o debate que eu li na internet achei a do jornalista Marcos Nogueira a melhor para orientar a repercussão do encontro de candidatos na telinha da TV Mirante. Acima, dividido em tópicos o texto de Nogueira, abaixo de cada um deles, em destaque amarelo, nossa opinião.

Cega em tiroteio
Enfurecida com críticas feitas por Jackson Lago, Flávio Dino, Marcos Silva e Saulo Arcangelli, a governadora Roseana Sarney não aguentou a pressão e pediu socorro ao papai quase no final do debate: “no próximo debate (logicamente no segundo turno) eu vou chamar o Zé Sarney para debater com vocês...”

A pior que poderia ter acontecido para a oposição era alguma deselegância contra a única mulher presente ao debate, o que não aconteceu. Já escrevi que existem dois Sarneys: o respeitável presidente da redemocratização do Brasil e o oligarca empedernido relacionado historicamente a todos os fatos políticos do Maranhão nas últimas décadas. A menção deste ficaria ao encargo da oposição, como aconteceu; e do primeiro a Roseana, que deixou de fazê-lo.

Fugindo do debate
Nas três vezes que Roseana recebeu de Tonico Ferreira a incumbência de escolher os candidatos que iriam responder suas perguntas, Roseana evitou deliberadamente Flávio Dino e Jackson Lago. Fez duas perguntas para Marcos Silva e uma para Saulo Arcangeli.

Conselho de Duda e Cia. Quanto mais ela perguntasse a Flávio e Jackson mais oportunidades daria aos correntes mais perigosos na disputa. Acho, porém, que pode ter funcionado. Evitou desgaste maior porque pouca gente percebe essa artimanha dos marqueteiros.

Perdendo o rumo e o prumo
O candidato do PSOL, Saulo Arcangeli, perdeu uma oportunidade histórica de junto com Marcos Silva, Jackson e Flávio responsabilizar publicamente a governadora biônica Roseana Sarney e sua família pelo estado de miséria a que o Maranhão chegou. Saulo fez perguntas a Flávio e a Jackson dignas de um verdadeiro candidato laranja, tipo linha auxiliar da oligarquia.

Neste ponto Nogueira esquece que cada um vai ao debate pra realçar os conceitos centrais de uma campanha. Ideológico ao ponto de considerar Roseana, Jackson e Flávio “farinha do mesmo saco” não poderia perder, no caso de Flávio a contradição mais visível, talvez a única – sua relação com Humberto Coutinho, para corroborar tal pensamento.

Marcos Silva teve uma atuação destacada
Sem abrir mão de suas convicções, Marcos Silva, do PSTU, teve uma participação exemplar ao cobrar explicitamente de Roseana a responsabilidade histórica pelas privatizações da CEMAR e do BEM, a extinção de empresas públicas como a COPEMA e ao lembrar o rumoroso caso do pólo têxtil de Rosário, onde um chinês Chhae Kwo Chheng, amigo de Jorge Murad, marido de Roseana, aplicou um golpe de U$ 24 milhões em humildes trabalhadores da região do Munin.

Apesar da lembrança de pontos extremamente delicados para Roseana ele deixou de aumentar mil vezes a força do argumento quando deixou de dizer que ele, como ex-funcionário da COPEMA, conhece esta história com as dramáticas cores de quem viveu tudo na pele.

Flávio encostou Roseana na parede
Ao criticar Roseana veementemente, Flávio cunhou a melhor frase da noite: “É muito fácil governar assim, pois o Lula faz as coisas no Maranhão e a senhora só coloca a placa...”

Flávio Dino deixou de usar um argumento bom de não só o governo de Roseana, mas a própria campanha da candidata se escoram no presidente Lula. Talvez porque tema tenha sido usado contra Flávio por Castelo em 2008.

A fala final de Jackson
No último bloco coube a Jackson Lago encerrar o debate. De forma tranquila e serena enumerou os inúmeros feitos e obras de sua curta administração de pouco mais de dois anos e deixou claro o compromisso de melhorar os indicadores sociais do Maranhão, bem como construir mais cinco Socorrões em Imperatriz, Pinheiro, Balsas, Pedreiras e o terceiro grande hospital de urgência e emergência da capital.

Tem um argumento definitivo sobre o encurtamento do mandato de Jackson que remonta ao fato de que os últimos governadores foram eleitos com abuso de poder econômico, inclusive ele – Jackson, que logicamente não podia admitir o fato. Flávio que pretende o apoio de Jackson não deveria mesmo tocar no assunto. Já Saulo e Marcos Silva poderiam ter lançado esse constrangimento não só aos candidatos, mas ao TSE que deixou de tratar as denuncias anteriores ao caso Jackson como o mesmo rigor e celeridade deste.

Saindo pela tangente
Ao responder uma pergunta formulada por Flávio Dino dos motivos dela prometer tanto e não ter cumprido quase nada em seus primeiros dois mandatos, Roseana deu a resposta mais absurda da noite: “é porque o presidente FHC não apoiava meu governo como o Lula faz...”. Então tá governadora! A culpa de sua ineficácia como governante é do FHC. Patética!

Pior momento de Roseana no debate e bem utilizado por Flávio. Expôs a esfarrapada desculpa para os indicadores do Maranhão e de quebra mostrou a adversária como eterna aliada de qualquer ocupante do Planalto.

A dona do pedaço...
Pensando que mandava no debate, Roseana pediu direito de resposta três vezes ao mediador Tonico Ferreira, que só concordou com um pedido.

Ponto positivo para a organização do debate que enviou um jornalista de fora. Difícil seria que algum funcionário do Sistema Mirante, contrariasse o pedido da candidata-sócia da empresa.

Sangue real...
"Sou filha de Marli e José, casada com Jorge, tenho um filha chamada Rafaela e dois netos: Rafael e Fernanda. Tenho dois irmãos: Fernando e Sarney Filho...". Juro que não entendi o porque da citação da árvore genealógica da governadora. Ela estava seguramente fora de si e ainda tentou passar por vítima, por mulher injustiçada e perseguida, enumerando as cirurgias a que se submeteu em sua vida...

Essa tática (posar de vítima) funcionou no passado contra Cafeteira. Sem conhecer a história do Estado, Duda deve ter insistido na receita sem saber de seu desgaste e ineficácia. Entendi mas acho que não colou mesmo.

Em tempo: amanhã, para que nenhum leitor deste blog tenha dúvida sobre minha posição sobre a eleição de governo, esclareço porque voto no candidato Flávio Dino.

Notas da Quarta, 29 de setembro de 2010


Questão de Provar
Pra encerrar qualquer polêmica sobre o enquadramento do factóide lançado contra Magno Nota 10 e meus argumentos de ontem sugiro duas coisas: a leitura da íntegra da Lei da Ficha Limpa que disponibilizo o link na internet do Site Congresso em Foco (clique aqui) e a publicação das alegadas condenações de Magno Bacelar, repetidas a exaustão pela oposição, mas nunca mostradas.

Conceitos pra quem os tem
Diferente da objetividade jurídica – que é a que vale nos tribunais, o conceito de Ficha Suja ou Limpa pode ser usado contra adversários sob os critérios da ética profissional ou da falta dela. Portanto quem quiser considerar Ficha Limpa um já condenado pelo TCU, outro condenado por crimes de calúnia ou alguém suspeito de enriquecer usando da advocacia administrativa e ainda esconder que trabalha pra gente assim vá em frente.

Funcionalismo é 10
Chegando a eleição aumenta a produção de factóides, boatos e notícias falsas contra Magno e Danúbia. É a velha tática de repetir uma versão mil vezes até que ele pareça verdade na opinião pública. O caso da forte base eleitoral que tem Nota 10 com os funcionários, vendida como se formada a custa de ameaças pelos adversários, sem que a oposição atente para o fato de que deixaram essa categoria com 9 meses sem ver a cor do dinheiro, contra o reconhecimento de quem não só colocou os vencimentos em dia como promoveu políticas de valorização. Quem respeita o servidor tem moral pra lhe pedir o voto e ponto final.

Imagem Artificial
Outro truque antigo é mostrar imagens de reuniões quando estas ainda sequer começaram para passar esvaziamento. Receita: Vá a um comício do Lula, marcado para às 20h, chegue às 18 e faça imagem depois divulgue; pronto você evacuou artificialmente o comício de um cara cuja popularidade passa de 80%. Mais difícil é fazer o inverso e as imagens dos eventos de campanha com a presença de Magno e milhares de pessoas não deixam duvida, acima foto do comício de Nota 10 em Barra do Corda, ontem.

Perguntar Não Ofende
Por que os adversários de Magno ao invés exporem comício dele que sequer começou não mostram os seus? Olha que eles têm blogs oficiais campanha e outros para tanto.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Magno Nota 10 em 5º e Bacelar o 7º Mais Votados em Nova Pesquisa


Outra pesquisa que tenta antecipar a relação de deputados estaduais e federais eleitos aponta Magno Nota 10 como o quinto colocado entre os estaduais e Antonio Bacelar como o sétimo entre os federais.

A pesquisa do instituto Mérita, que foi realizada no período de 21 a 24 de setembro de 2010, com 1.807 eleitores, distribuída em 80 cidades do estado do Maranhão e contratada pela Rádio e Portal Timon FM.

A frente de Nota 10 só estariam os candidatos Graça Paz, Ricardo Murad, Max Barros e Luciano Leitoa (veja imagem). Com mais intenções que Bacelar estariam Pinto Itamary, Gastão Vieira, Pedro Fernandes, Sétimo Waquim, Luciano Moreira e Zé Vieira. Logo abaixo de Bacelar vem Sarney Filho.

De Chapadinha Isamara foi citada na pesquisa e aparece um pouco a frente de Vagner Pessoa, ambos muito abaixo de Magno e da faixa dos prováveis eleitos.

Mas a pesquisa ainda traz um dado importante, faltando poucos dias para as eleições de 3 de outubro, quase 60% do eleitorado maranhense ainda não escolheu seu candidato para deputado estadual e federal.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional do Maranhão sob o nº. 36272/2010 quem quiser conferir a lista completo é só clicar aqui.

Notas da Terça, 28 de setembro de 2010


Forçando a Ficha
Já expliquei várias vezes que o factóide que Vagner Pessoa lançou contra Magno Nota 10 nada tem com a famosa lei da Ficha Limpa. A Filha Limpa recai sobre candidatos julgados ou condenados por tribunais colegiados por crimes eleitorais ou comuns - caso de Jackson Lago, que foi cassado sob alegação de crime eleitoral ou de políticos que tenham renunciado para escapar de processo – como o exemplo de Joaquim Roliz. Magno não foi condenado nem em primeira instância por crime eleitoral ou renunciou a cargo portando não se enquadra na Filha Limpa e não depende do julgamento da validade dela pelo Supremo.

Sem Certeza
As pesquisas de opinião que tentam descobrir os eleitos para cargos proporcionais (deputados estaduais e federais) estão muito longe de obter o êxito das pesquisas para cargos majoritários. A pesquisa da Exata deixou de lado candidatos considerados eleitos para deputado estadual como Pavão Filho, Gardênia Castelo, e Marcelo Tavares. O próprio jornalista Luis Cardoso que publicou a lista explica que a eleição de deputados é fragmentada. Votos para tais candidatos são pulverizados.

Com Certeza
Se nenhuma pesquisa pode ser 100% segura pra indicar deputados eleitos os eventos de campanha de Nota 10 não deixam dúvida quanto a sua eleição. De Icatu a Coelho Neto, de São Luis a Barra do Corda, Chapadinha a Caxias o candidato tem sido por aclamado verdadeiras multidões. A foto que ilustra este post foi tirada em Brejo. Quem quiser conferir mais é só clicar o site oficial da campanha de Nota 10, aqui.

Marasmo Municipal
Muita gente tem comentado o marasmo desta campanha com relação a anterior de prefeito. Além dos rigores da justiça que tem dado mais equilíbrio a presente disputa, a eleição de prefeito é concentrada no município, se você perde um voto ele fatalmente irá pro adversário direto.

Retomando
Por falar nisso é notória a volta do domínio de seu grupo por Isaías. Vagner Pessoa chegou a ter campanha mais robusta agora o ex-prefeito parece ter conseguido retomar o controle e a tendência é que a filha Isamara tenha muito mais votos que o tio Vagner.

Candidata de Novo
Com uma boa votação e o pai inelegível Isamara dificilmente deixaria de ser a candidata do grupo à sucessão prefeita Danúbia. Resta saber o dirão os outros pré-candidatos de oposição.
Doutor Manoel
O Conselho Universitário da UFMA, em sessão realizada hoje (28) concedeu o título de Doutor Honoris Causa a Manoel da Conceição, a partir de proposição apresentada pelos professores Francisco Gonçalves, Marcelo Carneiro César Castro e Lyndon.

Flávio Dino no 2º Turno e Vencendo Roseana, Diz Pesquisa Constat


A eleição para governador do Maranhão será decidida em segundo turno, segundo pesquisa realizada pela Constat/Jornal Pequeno, que mostra a tendência de queda da candidata Roseana Sarney, com 39% das intenções de voto. Já o candidato Flávio Dino mantém o viés de crescimento e, conforme a sondagem da Constat, já estaria no segundo turno com 25% das intenções de voto. Jackson Lago é o terceiro com 20%.

O resultado da pesquisa mostra que a soma dos candidatos que concorrem contra Roseana Sarney chega a 46%, sete pontos percentuais a mais que o índice alcançado pela peemedebista.
A Constat também fez simulações para segundo o turno. No cenário em que a disputa ocorre entre Roseana Sarney e Flávio Dino, o candidato do PCdoB venceria com 48% das intenções de votos. A peemedebista ficaria com 47%.

A Constat realizou a pesquisa no período de 23 a 26 de setembro de 2010, com 1.500 eleitores em todo o Estado.

A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos considerando um grau de confiança de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o número 37025/2010.

Todos os detalhes da pesquisa Constat/Jornal Pequeno está na edição impressa desta terça-feira (28) do Jornal Pequeno. Ela também aferiu a intenção de votos para o Senado Federal e a rejeição dos postulantes ao Palácio dos Leões.

A Constat acertou que haveria segundo turno em 2006.

Informações Blog do John Cutrim

Em tempo: mais tarde trago notas e comentários sobre a política local.

Hoje: Debate Decisivo na TV


Cinco dos seis candidatos ao governo estadual se enfrentam hoje à noite (às 22h30) no debate na TV Mirante (afiliada Rede Globo). Estarão no debate Flávio Dino (PCdoB), Jackson Lago (PDT), Marcos Silva (PSTU), Roseana Sarney (PMDB) e Saulo Arcangeli (PSOL).

Esse será o Será o primeiro e único programa do tipo realizado neste primeiro turno das eleições de 2010, no estado. O debate será mediado pelo jornalista Tonico Ferreira, da Rede Globo. Os cinco candidatos confirmaram presença.

Os candidatos Flávio Dino (PCdoB), Jackson Lago (PDT), Roseana Sarney (PMDB) e Saulo Arcangeli (PSOL) foram convidados por integrarem legendas com representação na Câmara Federal. Marcos Silva ganhou o direito por ter sido o quinto melhor colocado na última pesquisa do Ibope, contratada pela TV Mirante.

O candidato Josivaldo Corrêa (PCB) não participará porque seu partido não tem participação na Câmara e ele não conseguiu pontuação na pesquisa TV Mirante/Ibope.

Na quinta-feira (30) o Ibope divulga sua última rodada de pesquisa e deve medir o resultado do debate na intenção de voto do eleitor.

Do Blog do Itevaldo

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Pesquisa Exata Confirma 2º Turno


Números indicam queda da governadora Roseana Sarney, estagnação de Jackson Lago e crescimento de Flávio Dino.

Logo depois de divulgar pesquisa com a lista dos prováveis eleitos para deputado estadual e federal, que incluiu os nomes de Nota Dez e Antonio Bacelar entre mais votados (veja matéria abaixo), a Exata publicou os números de nova pesquisa de intenção de votos para governador.

De acordo com a empresa – que foi o instituto que mais acertou nas últimas eleições, Roseana teria 42%, enquanto Jackson aparece com 25 e Flávio Dino com 23 pontos percentuais, que seria um empate técnico. Marcos Silva tem 1%.
Como a soma dos demais candidatos – ficaria em torno de 49 pontos, sete a mais que a governadora, a eleição deve se decidir mesmo no segundo turno.

A Exata, confirma a tendência tanto do IBOPE quanto da Escutec, que indicam queda da governadora Roseana Sarney, estagnação de Jackson Lago e crescimento de Flávio Dino.

A pesquisa feita entre os dias 17 a 19, foi registrada sob o número 35.522/2010 e ouviu 2 mil eleitores em todas as regiões do Maranhão. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima e para baixo.

Nota 10 e Bacelar na Lista dos Mais Citados em Pesquisa da Exata


O Instituto Exata, a única empresa de pesquisas que acertou os resultados do primeiro e segundo turno das eleições de 2006, divulgou pesquisa apontando os nomes dos candidatos a deputado estadual e federal com mais intenções de votos até o momento. A empresa listou 50 nomes para estadual (há 42 vagas) e 25 federais (são 18 vagas) mais citados em todo o estado.

Segundo a pesquisa os irmãos Magno e Antonio Bacelar aparecem bem colocados em ambas sondagens. Magno Nota 10 seria o 11º da lista dos prováveis ocupantes da futura assembléia legislativa e Antonio Bacelar aparece em 18º entre os que podem representar o maranhense em Brasília.
Além de Magno nenhum candidato de Chapadinha apareceu na pesquisa.

Veja, abaixo, as listas que segue ordem.
Deputados Estaduais
1 – Vianel Bringel, 2 – Ricardo Murad, 3 – Cleide Coutinho, 4 – Luciano Leitoa, 5 – Raimundo Cutrim, 6 – Rigo Teles, 7 – Neto Evangelista, 8 – André Fufuca, 9 – Carlos Filho, 10 – Camilo Figuereido, 11 – Magno Bacelar, 12 – Marcos Caldas, 13 – Edilázio, 14- Dr. Pádua, 15 – César Pires, 16 – Victor Mendes, 17 – Luciano Genésio, 18 – Ilton, 19 – Antônio Pereira, 20 – Gildan, 21 – Rubens Pereira Júnior, 22 – Max Barros, 23 – Márcia Marinho, 24 – Raimundo Louro, 25 – Afonso Manoel, 25 – Carlinhos Amorim, 27 – Bira do Pindaré, 28 – Stênio Resende, 29 – Hemetério Weba, 30 – Valéria Macedo, 31 – Manoel Ribeiro, 32 - Graça Paz, 33 - Américo, 34 – Edivaldo Holanda, 35 – Priscilla, 36 – Roberto Costa, 37 – Genilson Alves, 38 – Ladiel Melo, 39 – Léo Cunha, 40 – Cássia, 41 – Capitão Otsuka, 42 – Tatá Milhomem, 43 – Carlinhos Florêncio, 44 – Gardênia Castelo, 45 – Jura Filho, 46 – Alexandre Almeida, 47 – Antônio Pires, 48 – Sirlan Sousa, 49 – Alberto Franco, 50 – Marcelo Tavares.

Deputados Federais
1 – Sarney Filho, 2 – Luciano Moreira, 3 – Valdir Maranhão, 4 – Professor Sétimo, 5 – Pinto da Itamaraty, 6 – Gastão Vieira, 7 – Davi Filho, 8 – Zé Vieira, 9 – Alberto Filho, 10 – Nice Lobão, 11 – Pedro Fernandes, 12 – Cleber Verde, 13 - Ricardo Archer, 14 – Dutra, 15 – Ribamar Alves, 16 – Edivaldo Holanda Júnior, 17 – Carlos Brandão, 18 – Bacelar, 19 – Paulo Marinho Júnior, 20 – Aparecida, 21 – Julião Amin, 22 – Pedro Novais, 23 – Lino, 24 – Ernesto Vieira, 25 – Chiquinho Escórcio.

Flávio Dino: A Boa Nova na Política


Por: Almir Moreira - Advogado
Temos hoje um novo paradigma de política no Maranhão: Flávio Dino candidato ao Governo do Estado. A boa nova na política maranhense vai estar na Chapada nesta sexta-feira, ele não remete ao que se repete é a novidade neste pleito eleitoral. Parlamentar de destaque no Congresso Nacional, respeitado por seus pares, intelectual reconhecido e homem probo se apresenta ao Maranhão como uma opção real de mudança, como uma novidade na verdadeira acepção do termo.

A novidade nada diz se não houver nela uma relação com o que estar estabelecido. Só há novidade se existir este contra ponto. O novo é aquele que não envenena as nossas relações com o passado, sob pena de impedir a compreensão de nossas raízes, mas é o que o questiona no seu âmago e o fere de morte nos seus vícios e erros. Flávio se apóia em seu currículo e em seus postulados humanistas para ser uma viável alternativa de poder.

Há tempos os espertalhões roubaram ou copiaram algo que diferenciava de cara os Partidos ou políticos bem intencionados dos aproveitadores oportunistas: os programas partidários. Os grandes postulados humanistas e sociais, objeto de reflexão de socialistas e democratas, postos a disposição da sociedade aos poucos foram sendo copiados e imitados, e sem nenhuma vergonha autoritários dos mais variados passaram a assumir essas propostas. Aos poucos os programas dos Partidos praticamente se confundiram. Todos viraram democratas. Por isso nos dias de hoje a personalidade assume papel preponderante, o grande tema não é só o programa, o que pretende fazer, a intenção, mas, sobretudo, quem se propõe a fazer. Como se diz, não basta parecer honesto é preciso ser honesto; não basta dizer que é democrático, e implementar políticas públicas ao arredio dos verdadeiros interesses do povo é preciso de fato ouvir o Povo. Se os Hospitais não funcionam bem, porque construir outros tantos, por exemplo.

O blá-blá-bá, o lenga-lenga dito por quase todos os candidatos ao Governo do Estado, esbarra e é fácil de demovê-lo, quando se sabe da boca de quem parte. O tempo dos programas políticos ou das plataformas não passou, eles serão sempre o norte a ser seguido, mas hoje o que importa é saber quem pode implementá-los, quem reúne condições para ser o real dirigente. Flávio Dino dá de lambuja em todos os que se apresentam como concorrentes ao mesmo cargo, já foi testado como advogado, magistrado e político, e em todas essas experiências foi aprovado. Ergueu-se por conta própria, não anda de muletas, sabe o que quer para o Maranhão, e sabe por que sua vida foi vinculada ao lado dos mais autênticos movimentos sociais. Eis a boa nova: Flávio Governador do Maranhão.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Notas da Quinta, 23 de setembro de 2010


Fora Roseana em Chapadinha
Depois de levar milhares ás ruas de São Luis (foto), Imperatriz e Pedreiras , o movimento Fora Roseana (#foraroseanasarney) que começou na internet vai ter sua versão chapadinhense na próxima quarta-feira, 29. O protesto puxado por estudantes, sindicalistas e intelectuais vai agitar a cidade a partir das 8h na Praça da Bíblia. Além das tradicionais agremiações de oposição como o PSB, PC do B, PDT e parte do PT o movimento suprapartidário envolve personalidades de todas as correntes locais.

Adiando a Ficha
O presidente do STF, Cezar Peluso, considerou inconstitucional a Lei da Ficha Limpa, o que provocou um racha entre os ministros e levou um deles a pedir a interrupção do julgamento, que será retomado hoje. O tribunal começou ontem a julgar um recurso do candidato ao governo do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC), barrado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com base na nova lei.

Vai-Não-Vai
O primeiro e único debate deste primeiro turno das eleições para o governo está marcado para o dia 28, às 22h30, logo após a novela Passione, transmitido pela TV Mirante, de propriedade de Roseana . Os participantes serão os cinco mais bem colocados na última pesquisa Ibope/TV Mirante, divulgada no dia 17. A exemplo das duas últimas eleições, o mediador será o jornalista Tonico Ferreira, da Rede Globo de Televisão. A grande pergunta é a seguinte: Roseana vai?

Todos
A coordenação da campanha de Flávio Dino ressaltou que o foco da vinda do candidato a Chapadinha – na sexta, 24 – será a situação do Maranhão e reforçou o convite para simpatizantes e apoiadores de todas as candidaturas de deputado estadual e federal locais para que compareçam ao evento sem temor algum. O Maranhão é maior e as diferenças paroquiais ficam para 2012, disseram.

Molhar o Bico
A oposição que escreve sem pesar já se apressa em esmiuçar a prestação de contas do candidato Magno, achando pouco os recursos anotados sem atinarem paro o detalhe de a maioria dos candidatos apresentam contras zeradas, pois, o que vale mesmo é a última prestação de contas, esta sim deve ser detalhada e não pode omitir nenhuma despesa.

Pouso Forçado
Tenho certeza que um dia os pebas escrevinhadores perceberão a obviedade de que não os pretendo calar. Entre poses e pousos, tirá-los da net seria um desperdício de humor e gargalhada.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dia “D” Para Ficha Limpa e Jackson Lago

O Supremo Tribunal Federal colocou em pauta para hoje o julgamento da Lei da Ficha Limpa na apreciação do caso do ex-governador do DF, Joaquim Roriz. Aqui no Maranhão é grande a expectativa porque tem o caso de Jackson Lago que seria igual ao de Roriz no que trata da retroatividade da lei. A sessão começou agora. Mais tarde trago detalhes aqui no blog.

A Oposição Que Pensa com o Fígado


Apesar de vez por outra receber de oposicionistas de Chapadinha alguns adjetivos pouco honrosos, nada tenho de pessoal contra quem quer que seja. E vou além: avalio que quanto melhor for a oposição oferecida – quer nos parlamentos, entidades sociais ou meios de comunicação – mais benefícios tem a população e maior o desenvolvimento do município.

Mas para isso é importante que a crítica seja qualificada com fatos comprováveis e análises razoáveis. Indo por esse caminho, além da desejável fiscalização, um bom argumento ou a exposição de fatos realmente importantes para a sociedade costumam colocar governos inertes para trabalhar.

A dura realidade impõe aos municípios problemas de norte a sul do País. No Maranhão temos Imperatriz com crianças morrendo por faltas de leitos em UTI, Paço do Lumiar na grande Ilha com muitas denúncias de corrupção e, ainda, Timon que tem salários dos servidores em atrasos de até quatro meses – como exemplos que evidenciam que se não vivemos no paraíso, certamente estamos fora do inferno.

Claro que a crítica não se esgota numa área e nem o passado – aquele tempo infame em que tínhamos salários atrasados de 9 meses, 12 secretários de saúde em quatro anos, CPI de corrupção e intervenção do ministério público - há de servir de desculpa para a perpetuação dos problemas atuais. É nesse contexto que a oposição deveria primar pelo binômio responsabilidade-qualidade.

Só a título de exemplo, quando se puxa pela responsabilidade, vem a noção básica de que nenhum meio de comunicação social deve ser utilizado pela cobrar dívidas pessoais ou administrativas por meio do constrangimento da divulgação. Isso, aliás – e aqui não vai nenhuma escusa a quem mesmo podendo prefere não pagar contas devidas – a cobrança com base na execração pública do devedor pode gerar dívida por danos morais contra o credor inicial e ação com repercussões mais graves para os veículos de difusão utilizados. O caminho para receber contas em atraso, abrangendo os custos da demora e da ação é o judiciário.

Já quando o quesito é qualidade, análises dos fatos e eventos de uma campanha, geralmente vinculados à tentativa de minguar um candidato contrário, muitos preferem não enxergar a força adversária. Exemplo disso foi a maior carreata desta campanha, fotografada e vista na rua por todos, do mesmo modo a avassaladora campanha de Nota 10, espalhada por todo o Estado, tratadas em letras garrafais como um fiascos retumbantes. O leitor deste blog e da Folha do Baixo Parnaíba já viu críticas subjetivas afetas à vida pública do ex-prefeito Isaías. Expliquei sem demonizá-lo na vida pessoal, porque não vejo com bons olhos seu retorno à prefeitura e ao comando das instituições, mas nunca uma palavra de desconsideração de sua força eleitoral e apelo popular, que, em Chapadinha, na minha opinião, rivaliza em tamanho com a de Magno Bacelar.

Os números finais das eleições mais uma vez mostrarão que a política local ainda é milimetricamente dividida entre Magno e Isaías.
Em resumo, o que nossa cidade precisa é de uma oposição realista, propositiva, capaz de passar credibilidade, que se desvencilhe do fel, dos rancores e deixe de pensar com o fígado. Quem sabe isso não termina revelando novas opções pra Chapadinha.

Roseana: Gasolina, Consultas e Queda nas Pesquisas

Gasolina Grátis
O jornal O Globo enviou o repórter Evandro Éboli, ao Maranhão. No último domingo, ele flagrou e fotografou a distribuição de gasolina grátis em Codó, pela coligação “O Maranhão não pode parar”, liderada por Roseana Sarney (PMDB).

A matéria de O Globo foi publicada na edição ontem (terça, dia 21) na editoria O País, página 12. Escreve Éboli no texto: “Duas horas antes da chegada de Roseana Sarney a Codó (…) Cada motoqueiro recebeu, de graça, três litros de gasolina. Em troca, eles teriam que engrossar a “carreata da vitória” de Roseana, pendurando uma bandeira da candidata na garupa. O carona poderia ir balançando a bandeirola também”.

A distribuição gratuita de combustível para atrair eleitores para um ato de campanha é ilícito eleitoral, configura abuso de poder econômico. Advogados do candidato Flávio Dino (PCdoB) ingressarão com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) contra a peemedebista.

Consultas Médicas
A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira, a médica Silvana Teixeira acusada de fazer consulta em troca de promessa de voto para a reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB). No consultório da médica, localizado no bairro do Recanto dos Vinhais foram apreendidos peças de campanha de Roseana Sarney e dos candidatos a deputado Luciano Moreira (federal), Ricardo Murad e Manoel Ribeiro (estaduais). A médica seria casada com um primo da governadora Roseana.

Queda Constante
A pesquisa do Instituto Escutec divulgada hoje (dia 22) pelo jornal O Estado do Maranhão. Aponta Roseana Sarney com 47,4% das intenções de votos, contra 24,2% de Jackson Lago (PDT) e com 20,9% de Flávio Dino (PCdoB). O candidato do PSTU, Marcos Silva aprece com 1%. Os candidatos Saulo Aracangeli (PSOL) e Josivaldo Corrêa (PCB) não pontuaram. A margem de erro da pesquisa é 2 pontos percentuais.

A peemedebista vem perdendo pontos a cada pesquisa, tinha 50,4% no levantamento divulgado em julho. Em agosto, foi para 49,6%; chegou a 48,7% no início de setembro e agora aparece com 47,4%.

Meio Ponto do 2º Turno
Na simulação de votos válidos, quando são descartados os votos nulos, brancos e os eleitores indecisos, Roseana ainda venceria a eleição no primeiro turno, com 50,4% dos votos, contra 25,8% de Jackson e 22,2% de Flávio Dino. Neste aspecto, Marcos Silva se manteria com 1% e os candidatos Josivaldo Corrêa (PCB) e Saulo Arcangeli (PSOL) continuariam com índices abaixo de meio por cento.

Comentários Nossos
Tanto a distribuição de combustível pra carreata quanto o oferecimento de consultas médicas em troca de votos são práticas ilegais, mas dependem de apuração e todo um processo para restarem provadas a ponto de prejudicar juridicamente a candidatura de Roseana.

Já a pesquisa da Escutec, embora, apresente o resultado diferente quanto ao segundo colocado, indica tanto crescimento de Flávio quanto queda de Roseana que com 50,4% fica a menos de meio ponto percentual de um quase inafastável segundo turno.

TSE Prorroga Prazo Segunda Via do Título

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, por unanimidade, nesta terça-feira (21), prorrogar por uma semana a data limite para pedir a segunda via do título de eleitor. O prazo terminaria nesta quinta-feira (23). Com a decisão, o serviço segue até o dia 30 de setembro.

Para reimprimir o documento, é preciso procurar os cartórios eleitorais da cidade. Mas a segunda via só pode requerida por quem que já era eleitor ou fez o pedido do título até 5 de maio deste ano, quando foi finalizado o cadastro eleitoral de 2010.

Nas últimas semanas, cartórios eleitorais de todo o país fizeram plantões para atender a demanda dos eleitores que precisavam da segunda via do documento. A 12 dias das eleições, o pedido de prorrogação foi feito pelo corregedor-geral eleitoral, ministro Aldir Passarinho Junior.

Nas eleições de 3 de outubro, além do título de eleitor, para votar é preciso apresentar também um documento oficial com foto.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Prazo Para Pedir Segunda Via do Título de Eleitor Termina Quinta


Os eleitores têm até a próxima quinta-feira (23) para solicitar a segunda via do título de eleitor. A partir deste ano, o uso do título será obrigatório da hora de votar juntamente com um documento oficial com foto - até as últimas eleições, era permitido votar com apenas um dos documentos.

A exigência dos dois documentos está descrita na lei 12.034/2009, conhecida como a minirreforma eleitoral. Entre outras questões, essa lei introduziu regras para campanha na internet e determinou a impressão do voto eletrônico a partir de 2014.

De acordo com a Justiça Eleitoral, é permitido pedir a segunda via em qualquer cartório eleitoral do país, mesmo fora do domicílio do eleitor. Para obter a segunda via, é preciso levar documento oficial com foto.

Os documentos oficiais aceitos pela Justiça Eleitoral, tanto para retirar a segunda via do título como para votar, são: documento de identidade, identidade funcional, carteira profissional, carteira de motorista, certificado de reservista ou passaporte. A Justiça Eleitoral destaca que certidões de nascimento ou casamento não são aceitas em nenhum dos casos.

Só pode pedir segunda via quem já requereu até 5 de maio a inscrição eleitoral.

Em alguns cartórios, a reimpressão é feita na hora. O prazo final para os cartórios entregarem a segunda via para quem pediu o documento é 2 de outubro, véspera do primeiro turno da eleição.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Flávio e Jackson Precisam Conversar

Com o segundo turno praticamente garantido, é chegada a hora de um diálogo franco entre os candidatos Flávio Dino (PC do B) e Jackson Lago (PDT). Pauta: procedimentos para a reta final da campanha.

Ambos conhecem a astúcia do adversário-mor nesta eleição: o senador José Sarney (PMDB-AP). Sabem o que ele é capaz de fazer para ganhar uma eleição e manter-se no poder.
É um adversário perigoso e vai armar muitas ciladas para a oposição. Principalmente, estimulando a discórdia entre Dino e Lago.

É necessário, portanto, que a oposição faça um pacto de não agressão. Além disso, é fundamental um gesto de solidariedade entre o comunista e o pedetista, em nome de um objetivo comum: a derrota do grupo Sarney.

Um encontro formal entre Jackson e Flávio é importante, antes que se amplie a campanha de intrigas para colocar um contra o outro na reta final da campanha. Esse trabalho já começou, mas há tempo de estancar.

Um dialogo sobre reciprocidade no segundo turno e campanha limpa na reta final. Eis a pauta da oposição para derrotar Sarney. Bandeira branca entre nós e fogo neles.

(Blog do Ed Wilson)

Notas da Segunda, 20 de setembro de 2010

Coutinho Fica
Em contato com o blog a prefeita Danúbia Carneiro foi categórica em negar que exista alguma possibilidade de a Dra. Coutinho deixar a pasta da saúde depois das eleições. A prefeita também descartou qualquer outra mudança em seu secretariado.

Flávio em Chapadinha
Flávio Dino esteve duas vezes nesta campanha em Chapadinha, em ambas os horários impossibilitaram um proveito maior para a campanha dele. Agora o candidato vem para um comício na sexta-feira, 24, às 20h. Com certeza será mais produtiva a vinda.

Fora Roseana
O Movimento #ForaRoseanaSarney salta da internet para as ruas de São Luís, Imperatriz e Pedreiras. Serão realizadas passeatas contra a candidata do Esquema Sarney nos dias 21 (São Luís), 24 (Imperatriz) e 28 (Pedreiras). Aliados locais de Jackson Lago e Flávio Dino articulam uma versão chapadinhense para o protesto.

sábado, 18 de setembro de 2010

Notas do Sábado, 18 de setembro de 2010

Adiando
Uma pesquisa eleitoral da Escutec, encomendada pelo jornal Estado do Maranhão, que a princípio seria divulgada antes da do Ibope, deverá ser publicada somente na edição de quarta-feira do matutino. Muita gente anda perguntando por quê?

Mudança na Saúde
Como fruto de entendimentos políticos atuais e de uma futura reforma nos quadros da administração municipal, a Secretaria de Saúde deve mudar de mãos depois das eleições. Circula nos bastidores a informação de que a Dra. Maria José Coutinho se prepara para deixar o cargo e já aparece inclusive o nome do sucessor. Estamos tentando confirmar a mudança.

O Pânico do 2º Turno
Para explicar a matemática do eventual segundo turno o negócio é o seguinte: contando só os votos válidos, Roseana Sarney teria 52%, enquanto Jackson Lago e Flávio Dino apareceriam com 23% cada um. Josivaldo e Marcos Silva teriam com 1% cada, então para confirmar o segundo turno basta que Roseana Sarney perca 2 vírgula alguma coisa.

Reta Final
Ao que tudo indica a campanha eleitoral deve sair do marasmo. Ontem Magno fez comício no Campo Velho com bom número de pessoas. Hoje a chamada “Caravana Nota 10” vai ao Bairro São José. A coordenação da candidata Isamara também anuncia realização de eventos de rua para os próximos dias.

SEDUC: Casa de Ferreiro
Neste momento a Secretaria de Estado da Educação vem sendo alvo de inúmeras denúncias de irregularidades em processos de licitação. Um dos nomes envolvidos faz política em Chapadinha e costuma se esconder atrás de outros para atacar sistematicamente Magno Nota 10, Danúbia, este jornalista e outras personalidades locais. Estou acompanhando os fatos com atenção, cautela e responsabilidade, separando a especulação eleitoreira da verdade, para se for o caso publicar.

A Falsa Moral


Por: Almir Moreira - Advogado

Noutra oportunidade, manifestei através deste blog minha opinião a respeito da impugnação da candidatura do Dr. Magno Bacelar, promovida por um corrente seu. Disse que a mesma era temerária e demagógica e, portanto de má fé. Aproveitei para destrinchar um lado emaranhado da política local, e nele cravei num aspecto, o do chamado “fogo amigo”. Explicando o fogo amigo: é quando uma das partes é alvejada por gente do mesmo Grupo. Mostrei a bandalheira que estão fazendo com Magno Bacelar. Foram empregados do Governo do Estado, portanto, da Sra. Roseana os principais ou principal responsável por essa irresponsabilidade, a lide temerária de impugnação. O mentor não é da política é do administrativo. Causaram-me espanto duas coisas: funcionário do Governo do Estado envolvido nisso e o enchimento da bola desse sujeito com cara de escoteiro ou de escroto em detrimento de Magno Bacelar, tido como amigo da primeira hora do grupo Sarney.
A impugnação tola, sem suporte jurídico nenhum não partiu do adversário político de Bacelar em Chapadinha, este foi apenas no embalo, a impugnação foi arquitetada por um empregado de Roseana, neófito no assunto, vaidoso para ser ungido na política chapadinhense. Não obstante, a tal impugnação não prosperou no TRE, sequer o órgão responsável pelo zelo da Lei, o Mistério Público lhe deu guarida. Enfim, mais uma vez acertamos naquela oportunidade, e não porque nos pusemos ao lado de “a ou de b”, mas por interpretarmos a lei corretamente. Naquele julgamento antes de Magno vencer, a Lei foi quem venceu, agora o episodio revelou a ingratidão para com ele. E como se diz: a ingratidão tira a afeição.

Ah, bastou deixar nu o principal protagonista desta invencionice jurídica, para aquele que prega ou pregava “ama o próximo como a ti mesmo” revelar seu verdadeiro ser: o do ódio e o da vaidade.

O desmascarado logo se manifestou por intermédio de seu ventríloquo, e como não tem o que falar, pois vive com a cara de hiena, com os dentes acesos, partiu para a apelação enxertando nela lições de moralidade. Fugiu do verdadeiro debate, porque não é do bom combate como não foi sua peça futrica levado ao TRE – fato revelado pelo Dr. Luciano Pereira em entrevista a uma rádio local – e, atestada por este Tribunal.

Embora algumas crenças e alguns sujeitos se apresentem como fonte da moral, esse tipo de vinculo não resiste às experiências disponíveis, e nem tampouco ao julgo da incipiente ciência moral. A moral é o conjunto de sentimentos como os de justiça, culpa, raiva, lealdade e outros que levam ao altruísmo. Sob uma ótica darwinista, tudo isso foi fruto da evolução social e histórica, que propiciou as condições para a vida em sociedade. E, a invenção da linguagem elevou essas relações tornando-as mais complexas. É essa situação que nos diferencia dos primatas. Tudo isso ocorreu milhares de anos antes do primeiro pajé fazer oferendas, do primeiro padre rezar a primeira missa ou dos descendentes religiosos de Lutero se acharem puros – ah, ia esquecendo, Lutero foi traidor? Ou ainda, do primeiro falso moralista se apresentar como paladino da moral. Não fosse essa evolução não teríamos chegados onde chegamos.

Encerro revelando um pouco da minha vida privada, já que meu detrator só se deteve a ela, ainda que de forma tosca. Sou filho único, meus pais beiram os noventa anos, tenho quatro filhas, três delas já com a vida encaminhada e outra com vários esteios familiares para lhe criarem. Não tenho mais tempo para ter medo, não tive dos dentes ferozes da Ditadura Militar e seus remanescentes e, muito menos terei de dentes “crentinos” – foi assim mesmo que escrevi, "crentino".

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Flávio Dino Cresce 8 Pontos, Diz IBOPE


Enquanto Roseana e Jackson Caem, Flávio cresce 8 pontos percentuais e deixa eleição a um passo do 2º Turno no Maranhão. Veja, abaixo, matéria do Imirante. Amanhã eu volto comentando.

O Ibope divulgou, nesta sexta-feira (27), os números da segunda de uma série de três pesquisas encomendadas pela TV Mirante sobre a intenção de votos para o governo do Maranhão. De acordo com a pesquisa, a candidata Roseana Sarney (PMDB) lidera a disputa com 46%. Em segundo estão os candidatos Jackson Lago (PDT) e Flávio Dino (PC do B) com 21% cada um.

O candidato Marcos Silva (PSTU) aparece com 1% das intenções de voto. Josivaldo Corrêa (PCB) e Saulo Arcangeli (PSOL), não pontuaram mais uma vez. De acordo com a pesquisa, brancos e nulos totalizaram 2% e os que não sabem, 9%.

Votos válidos
O Ibope também divulgou os votos válidos sem contar brancos e nulos. Neste caso, Roseana Sarney teria 52%, enquanto Jackson Lago e Flávio Dino aparecerim com 23% cada um. Josivaldo e Marcos Silva teriam com 1% cada um. Saulo Arcangelli não pontuou.

Eventual 2º turno
O Ibope fez também a simulação para um eventual segundo turno entre Roseana Sarney e Jackson Lago. Neste caso, Roseana teria 53% contra 30% de Jackson. Contra Flávio Dino, Roseana teria 49% contra 34% de Dino. Num eventual segundo turno entre Flávio Dino e Jackson Lago, Flávio teria 39% contra 29% de Jackson.

Dados
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de setembro. Ao todo, o Ibope entrevistou 1.204 eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos considerando um grau de confiança de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o número 34465/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 30242/2010.

Primeira pesquisa
Na primeira pesquisa do Ibope, divulgada no dia 27 de agosto, a candidata Roseana Sarney (PMDB) possuía 47%. Jackson Lago (PDT) era o segundo com 25%, seguido por Flávio Dino com 13%. Marcos Silva (PSTU) teve 1% das intenções de voto. Josivaldo Corrêa (PCB) e Saulo Arcangeli (PSol), não pontuaram. Votos brancos e nulos totalizaram 3% e os que não sabem, 11%.

Roseana Deixa Governo


Roseana deve pedir licença do governo por uma semana para se dedicar á campanha eleitoral. A informação foi dada pelo jornalista Décio Sá, de O Estado do Maranhão. O desembargador Jamil de Miranda Gedeon (foto), Presidente do Tribunal de Justiça é quem deve assumir o cargo porque todos da linha de sucessão vice-governador e presidente da assembléia são candidatos e ficariam inelegíveis caso assumissem.

Ainda de acordo com Décio, a informação foi prestada pela própria governadora na sede do Sistema Mirante de Comunicação. Ela participou agora pela manhã de entrevista na TV Mirante. Roseana não deu mais detalhes sobre o pedido de licença. Se, por exemplo, vai ampliá-lo se a disputa for para o segundo turno.

A informação confirma análise nossa no post abaixo. Além da necessidade de afastar-se do governo para cuidar da campanha a matéria deixa mais do que claro a possibilidade do segundo turno.
Para ler a matéria de Décio clique aqui.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Quatro Sinais de 2º Turno no Maranhão


Embora tente passar que a vitória em primeiro turno é apenas uma questão de se chegar ao dia 3 de outubro, nas entrelinhas, a campanha de Roseana dá sinais de descrença nesse fato.

Vejo três movimentos de sua tática eleitoral e um ato falho de seu marqueteiro como indícios de que a coisa não vai tão bem quanto a governadora gostaria.

Os atitudes estranhas a uma postura vitoriosa na campanha foram os ataques a Jackson no horário eleitoral, a recente visita dela a Chapadinha e a tentativa de relacionar os blogueiros contrários e o movimento #ForaRoseanaSarney com ataques depreciadores ao Estado e ao povo do Maranhão.

Explico:

Briga com Jackson e Tenta Ofuscar Flávio
Duda Mendonça de bobo não tem nada – tanto que cobra preço em milhões de reais – e sabe que quem tem tanta vantagem quanto dizem as pesquisas não puxa briga com quem ta muito embaixo. O suposto “erro” pode ser tentativa de escolher o adversário num provável segundo turno. Escolhe-se Jackson Lago chamando-o pra briga, dando-lhe visibilidade apostando no ofuscamento do opositor mais perigoso - Flávio Dino.

Vencer à Distância ou Pisar em Ovos
Até as palmeiras de babaçu da região sabem que a candidata “pisa em ovos” quando vem à Chapadinha dada a ferocidade com que é disputada pelos grupos locais. Houve tempo que a filha de Sarney nem precisa correr os riscos de desagradar ninguém. Bastava munir seus intermediários locais e, pronto, vitória esmagadora, garantida à distância como curso do Instituto Universal Brasileiro.

Agora já não é bem assim. Dos grupos políticos tradicionais locais pelo menos um demonstrou ter mais afeição ao poder que a ela, foi de malas, cuias e pebas pros braços dos governos Zé Reinaldo e Jackson. Agora, estão de volta sem muito entusiasmo, culpando até hoje a influência de Sarney no revés jurídico da eleição de Isaías. O grupo que manteve lealdade, mesmo no período em que a Família esteve fora do governo foi publicamente desfeiteado por ela em visita anterior.

Soma-se o fato de não conseguir controlar os aliados, a realidade de um município de mais de 70 mil habitantes, que tem na independência crescente da opinião pública o indicativo de que a vinda recente da candidata traz todos os gestos de quem pretende reverter circunstâncias negativas.

Divulgando o #ForaRoseanaSarney
O terceiro sinal veio do incômodo com blogues e com o movimento #ForaRoseanaSarney, apresentado em programa de TV como sendo de cunho agressivo ao Estado e orquestrado por maranhenses. Basta acessar o #ForaRoseanaSarney pra notar que as críticas se dirigem à candidata e a seu grupo político. Neste caso acho que foi um autêntico tiro no pé, chamaram atenção para o movimento que mesmo crescendo de forma aritmética na internet ainda se encontrava longe das ruas, nem os políticos de oposição tinham atentado para seu potencial. Pelas mãos da própria oligarquia, o restrito temor cibernético agora pode virar pânico nas ruas.

A Confissão de Duda
Em entrevista ao Jornal O Estado, de propriedade de Roseana, indagado se ela (a governdora) vence no primeiro turno, Duda responde o seguinte: “eu acho que a Roseana vai ganhar. A gente tem de trabalhar dobrado. Se vai ganhar no primeiro ou no segundo turno, é o povo quem vai decidir. Acho que ela tem de trabalhar. Ela está bem, mostrando o que ela faz, os projetos… No dia 3 de outubro, o povo vota. Se quiser acabar logo no primeiro turno, acaba. Se quiser esperar mais uns 20 dias, a gente ganha do mesmo jeito”.

Viram? Nem Duda consegue passar a certeza de vitória em 3 de outubro. Segundo turno é uma nova eleição e nenhum candidato ou marqueteiro pode de dizer que ganha do mesmo jeito. Ainda mais com o sentimento de mudança ainda vivo no maranhense. Basta o povo fazer como o comando da campanha de Roseana: acreditar em si e na sua capacidade de rebeldia.

Procissão da Padroeira Leva Multidão às Ruas


Chapadinha - Numa esplêndida manifestação de fé e devoção, milhares (muitos milhares) de pessoas participaram da procissão de encerramento dos festejos de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Chapadinha.

Foi uma concentração de gente como jamais se viu em Chapadinha. Uma multidão incalculável que saiu às ruas para demonstrar carinho e respeito para com a Mãe de Jesus.

Como disse o Padre Neves, durante a procissão, que foi transmitida ao vivo pela TV Canção Nova e pela FM: “Chapadinha aos pés de Maria”.

A procissão iniciou às 16h30 e terminou às 18h20, com uma bela queima de fogos de artifícios e todos gritando: “Viva Nossa Senhora das Dores!”

Foi, sem dúvida, um momento inesquecível para a população católica de Chapadinha e de outros municípios que vieram participar da festa.

Texto e Foto: Willian Fernandes

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Os Quase Eleitos


Quanto mais a campanha eleitoral chega perto da fase decisiva, mais ficam claros os sinais de quem realmente disputa uma vaga na Assembleia Legislativa. Pelo que se percebe dos postulantes que têm campanha em Chapadinha para Estadual os nomes com chances são: Magno Nota 10, Marcos Caldas e Edmilson Carneiro.

Magno se apresenta muito bem em colégios eleitorais como Chapadinha, Barra do Corda, Coelho Neto, Aldeias Altas, Caxias, São Luis e em pelo menos outros trinta municípios com perspectiva superior a mil votos cada um. Eleição garantida.

Marcos Caldas que tem a cidade de Brejo como principal reduto, mas recebe votos em toda região do Baixo Parnaíba e ainda tem chances de boa votação na capital é nome muito cotato em qualquer lista.

Edmilson Carneiro tem sua base na vizinha Vargem Grande, onde disputou a última eleição como candidato a prefeito, com bom volume de campanha nos municípios da Grande Ilha e no Baixo Parnaíba, é dito como homem de confiança da governadora Roseana, que lhe é grata pelo apoio do PT e ainda conta com votos espalhados pelo estado inteiro como reflexo dos quase dois anos que esteve a frente do programa Luz Para Todos.

Evidentemente que em política não se pode descartar problemas de percursos que tiram eleições ganhas ou fenômenos de votação imprevistos até para analistas mais atentos, mas as condições, os meios e o momento político evidenciam a diferença dos três acima para os meros figurantes no processo.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Na Visita de Roseana Quem se Deu Bem Foi Magno Bacelar

Por: Almir Moreira - Advogado
Sensacional, show de bola! A força da liderança política de Magno Bacelar ofuscou a segunda passagem de Roseana na Chapada. Acostumada a mimos, cortejada de todo lado, bajulada por uma trupe de interesseiros e avessa aos políticos de realce, a Governadora candidata viu seu véu ser rasgado nesse começo de fim de tarde na nossa cidade. Acostumada a ser destaque por força de seu sobrenome, conheceu quem sabe pela primeira vez, o posto de segundo lugar no evento em que participou ao lado de Magno Bacelar, o Nota Dez. O Povo chapadinhense desfilou pelas ruas da cidade em carro, bicicleta, moto e a pé, ovacionando o ex-Prefeito, prestando solidariedade e dizendo em alto e bom som que lhe quer na Assembléia Legislativa. Chapadinha demonstrou amor pelo seu filho mais ilustre e atestou sua vitória de goleada.

A espontaneidade foi a marca dessa demonstração de liderança, foi o reencontro do Povo com seu Líder, o chapadinhense queria ver e ouvi-lo, queria extravasar e dizer eu o quero como Deputado.

Liderança se conquista não se fabrica, é fruto do que se produziu. O ex-Prefeito, queiram ou não, elevou a auto estima do seu Povo, recolocou o Município no cenário político maranhense e embora solitário por sua opção política – foi leal ao grupo Sarney quando este conheceu a derrota na última eleição estadual – estabilizou a administração municipal. Deu paz ao funcionalismo público e ao comércio. Agiu com serenidade e respeito, ouviu criticas e soube conviver com elas, se firmou como homem público e desprezou a revanche. Roseana produzida pelo melhor do marketing político, vestida a la Patch of boys, teve uma aula de política, dada pelo Povo Chapadinhense, Magno seu leal companheiro mais uma vez a carrega nos braços lhe emprestando seu prestígio que goza na Chapada. A tarde de domingo foi uma vitória de Magno Bacelar e da Prefeita Danubia Carneiro, o povo chapadinhense disse: sou nota dez e tenho força para continuar.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Nota 10 e Roseana Fazem Carreata em Chapadinha


A governadora e candidata à reeleição, Roseana Sarney, pôde sentir na tarde deste domingo (12), a força da liderança de Nota 10 em Chapadinha. Às 15h30, ela foi recepcionada por Magno Bacelar, no aeroporto da cidade e seguiu direto para a residência da prefeita Danúbia Carneiro, onde permaneceu por cerca de 20 minutos. Em seguida, ela foi, junto com Nota 10 e a prefeita até o Bairro do Areal, onde uma imensa carreata os aguardava.

A carreata, coordenada pela equipe de Nota 10, impressionou pela quantidade de pessoas nos carros e nas motos. Do Areal, a carreata passou pelo Centro, até o Bairro da Corrente, onde Roseana desceu e foi cumprir a agenda de visitas com outros políticos da cidade.Quando a governadora saiu, a carreata de Nota 10 continuou e percorreu outras avenidas, passando pela Ataliba Almeida, Bairro Terras Duras, Centro e retornando ao Areal, onde aconteceu um grande comício de Nota 10.

Dava para ver no semblante das pessoas, a emoção, de ver Nota 10 com a mesma vibração de sempre. Nos cruzamentos, nas calçadas e nas sacadas dos prédios todos acenavam para o candidato que retribuía com alegria.

Liderança políticas e comunitárias e agentes comunitários de saúde vieram de várias partes do estado para participarem do lançamento oficial da campanha de Nota 10 em Chapadinha, sua cidade natal.No comício, Magno lembrou que em Chapadinha existem outros políticos que são daqui e que não iria atacá-los, pois quem não merece os votos dos chapadinhenses são os candidatos “pipiras” que só lembram da cidade em época de eleição. “Eles dão dinheiro a algum vereador, que vendem seus votos e depois nunca mais retornam, a não no tempo de pedir o voto de novo”, atacou Magno.

Além de Nota 10, fizeram uso da palavra o advogado Élcio Aguiar, ex-aliado de Paulo Neto, a prefeita Danúbia, Antonio Bacelar, irmão de Nota 10 e candidato a deputado federal, alguns agentes comunitários de saúde que vieram de outras regiões do Maranhão, entre outras pessoas.
Da Assessoria de Magno Nota 10

sábado, 11 de setembro de 2010

Roseana de Novo ou de Velho

Por: Almir Moreira - Advogado
Roseana vem de novo à Chapada, vem olhar a turba e receber continência de seus aliados, os de primeira e os de segunda hora. A “classe política” tradicional – sociologicamente classe é outra coisa – já esboça seu "telekete" verbal, os dois principais grupos políticos brigam para saber quem tira mais proveito da visita da Rainha, digna de uma ópera-bufa. Todos eles a veneram, Ela os tem como papel descartável. Uma estradinha aqui, um poçinho ali, um carguinho acolá e, assim verniz em todos eles, Ela não deixa de passar. A Governadora candidata não suporta nenhum desses seus aliados, os fatos falam por si, um deles já se negou a recebê-la numa outra oportunidade e os outros, sempre leais, sempre foram mal recebidos.

É dessa forma secular que se faz política no Brasil, sempre usando a permissividade do modelo administrativo do Estado brasileiro para se barganhar cargos e obras em troca de apoios políticos, temos um modelo administrativo de Estado bem ao estilo monárquico absolutista, onde o rei ou imperador distribuía cargos a quem caísse em suas graças, tudo dentro da permissividade ou legalidade do sistema, servindo o Estado brasileiro de instrumento e sustentáculo ao grupo governante. Esse é um paradigma que o Brasil não transpôs embora a república tenha sido proclamada em 1889 e não há sinais de que vá transpor tão cedo. Lula é um fiasco, justamente por alimentar essa prática, é por isso que o Povo está desacreditado da Política.

Tudo isto vem sobre a fantasia de sorrisos rasgados, de discursos lacônicos e de uma falsa coloração de preocupação com o social. O som é dos melhores. Mas o que se esconde por trás da mensagem enuncia a morte da possibilidade de se construir uma sociedade saudável e prospera.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Justiça Fiscaliza Propaganda e Enquadra Candidatos em Chapadinha


O juiz eleitoral de Chapadinha, Mario Henrique de Mesquita Reis e o promotor Douglas Nojosa têm acompanhado de perto as eleições 2010 com o intuito de conter abusos na propaganda eleitoral de candidatos e coligações em Chapadinha.

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, têm sido constantes as irregularidades verificadas. Entre as principais ocorrências estão o volume exagerado dos carros de som, a utilização de fogos de artifício antes mesmo de amanhecer o dia e participação de menores em acima de trios e carros de som.

Os três candidatos locais: Magno Nota 10, Isamara Meneses e Vagner Pessoa têm sido os campeões de reclamações segundo o ministério público.

O trio de Vagner
Contra Vagner Pessoa teria uma denúncia de utilização de trio elétrico de tamanho superior ao permito por lei. Segundo informações constatadas pelo blog (veja foto), o candidato teria usado em evento um caminhão de som irregular, pois a lei permite o uso de caminhões até o tamanho máximo do tipo 3/4. Conforme se vê na foto o veiculo usado é do tipo Caminhão Toco, seria de Anapurus e teria passado alguns dias em Chapadinha, circulando com som ligado e gente em cima, sem que tivesse sido importunado por qualquer autoridade.

Magno Nota 10: Som e Transporte Irregular de Pessoas
O candidato Magno Nota 10 teve três carros de som apreendidos, na terça (08), por transporte irregular de pessoas e porque teria extrapolado o limite de volume de som. De início, segundo informações, houve uma denúncia, de adversários, de que os carros trafegavam com som excessivamente alto. O próprio juiz, exercendo o poder de polícia que detém no processo eleitoral, foi verificar o fato pessoalmente. O magistrado teria encontrado os carros numa atividade de campanha na Vila Isamara, sem que naquele momento tenha comprovado o excesso de barulho, mas teria flagrado o transporte de pessoas em cima dos carros, inclusive menores de idade, motivo pelo qual determinou a apreensão dos veículos. Depois de observadas algumas formalidades como a verificação dos documentos e pagamento de multa, os carros foram liberados no dia seguinte.

Isamara: Foguetório às 5 da manhã
Já candidata Isamara Meneses foi alvo de representação do Ministério Público Eleitoral por fazer farto uso de fogos de artifícios no dia 1º de setembro ás 5:20 horas, em evento denominado por seu grupo político de “A Corda Chapadinha!” que aconteceu no Mercado Público Municipal. Segundo a representação da promotoria (processo nº 4045-84.2010.6.10.0042), com base em denúncia de moradores das imediações do Mercado e de funcionários do próprio ministério público, houve inaceitável perturbação do sossego público. A apuração dos fatos prossegue na promotoria e deverá ser remetido ao TRE-MA para a formalização de processo contra a candidata.

Pra Descontrair


Enquete Deputado Estadual

O blog lança enquete sobre intenção de voto para deputado estadual. Os nomes selecionados são os que têm maior volume de campanha em Chapadinha: Aderson Lago, Vagner Pessoa, Isamara Meneses, Magno Nota 10, Edmilson Carneiro, Marcelo Tavares, e Marcos Caldas.

A sondagem fica disponível até às 18h do dia 30 de setembro.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

STF: Ficha Limpa Será Julgada Até 3 de Outubro


Já disse aqui no blog que tenho sérias restrições com relação à constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. Notícia de hoje dá conta de que o Supremo deseja apreciar o assunto antes das eleições. Leia matéria abaixo, depois volto comentando.

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cezar Peluso (foto), afirmou nesta quinta-feira que o órgão definirá até o dia 3 de outubro, primeiro turno das eleições, sobre a constitucionalidade do Ficha Limpa.

“Sem dúvida nenhuma, é bem possível que se julgue antes das eleições”, disse, ao deixar cerimônia de sanção de lei no gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que simplifica a apresentação de agravos em ações penais.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem barrado centenas de candidaturas país afora por causa da nova lei, entre elas, do candidato ao governo pelo DF, Joaquim Roriz (PSC).

Questionado se a tendência do Supremo é seguir posição do TSE, Peluso disse que o voto do ministro Arnaldo Versiani, que barrou Roriz, e que foi acompanhado por outros cinco colegas (o julgamento foi 6 a 1 contra o ex-governador), não sinaliza nada. “Não é sinalização de nada, é simplesmente a postura do ministro que deu a decisão.”

POSIÇÃO
O “Painel” da Folha, editado por Renata Lo Prete informa na edição de hoje que o plenário do STF está dividido sobre a constitucionalidade da Ficha Limpa.

Segundo a coluna, quem conversa com os ministros forma a percepção de que pelo menos dois pontos do texto correm o risco de não sobreviver: a aplicabilidade nas eleições deste ano e o caráter retroativo.

Tenderiam a impor algum tipo de limitação os ministros Cezar Peluso, Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes e José Antonio Toffoli.

Do outro lado estariam Ricardo Lewandowski, Ayres Britto, Carmen Lúcia e Joaquim Barbosa. Há mais dúvida quanto ao voto de Ellen Gracie.
Comentário Nosso

Entendo e compartilho perfeitamente a ânsia de muitos em ver o meio político minimamente saneado, mas tenho manifestado que isso não pode ser pretexto para quebrar garantias de toda a cidadania. Fixo o entendimento de que a inversão da presunção de inocência em qualquer caso é um atraso civilizatório e que o efeito a fatos anteriores à vigência de tal lei atenta contra a segurança do sistema jurídico como um todo.

Nenhum dos candidatos que publicamente apoio e pretendo votar tem elegibilidade ameaçada pelas inovações da Ficha Limpa. O que me retira do rol de porta-vozes ou causídicos de interesses imediatos e além da tese doutrinária que pelo que vejo é também, em parte, esposada por gente como Cezar Peluso, Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes e José Antonio Toffoli.

Flávio Dino Pelo Quarto Ano Entre os Melhores do Congresso


Pelo quarto ano consecutivo o deputado federal Flávio Dino (PCdoB/MA), candidato ao governo do Maranhão, foi indicado ao Prêmio do Congresso em Foco. Entre os deputados federais escolhidos para a premiação, Flávio ficou em terceiro lugar com 40 votos. A votação dos finalistas foi feita por jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. No Maranhão, somente Flávio Dino e o deputado Domingos Dutra (PT) foram indicados. Desde a última segunda-feira internautas já podem votar para escolher os parlamentares a serem premiados.

Ao saber que estava, pelo quarto ano consecutivo entre os indicados ao prêmio, Flávio Dino inicialmente agradeceu aos jornalistas que participaram da escolha dos finalistas e também à população do Maranhão. "Ser indicado ao prêmio é uma forma de eu prestar contas do meu mandato aos maranhenses", disse Flávio Dino. O deputado disse estar feliz pelo "tetra" e que dividia a indicação com toda a população do Maranhão.

A partir de agora, é a vez de os internautas votarem nos parlamentares finalistas. No total, concorrem 10 senadores e 31 deputados federais. A votação na web leva em conta a lista composta pelos 183 jornalistas que acompanham o Congresso Nacional. Na internet, é possível votar em até cinco senadores e dez deputados para escolher os melhores parlamentares do ano. Essa é a quinta edição do prêmio Congresso em Foco. A solenidade de premiação ocorrerá no dia 22 de novembro.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Roseana em Chapadinha no Domingo


Depois dos candidatos Flávio Dino e Jackson Lago que vieram à cidade, neste domingo 12 será a vez de Roseana Sarney fazer campanha em Chapadinha. Acompanhada dos candidatos a senador Lobão e João Alberto, a governadora escolheu o bairro do Areal para iniciar sua caminhada pelo município. Como os principais grupos rivais de Chapadinha apóiam e disputam - de forma acirrada, as vezes – o prestígio da governadora, a vinda de Roseana promete render muito assunto.

A governadora vem de helicóptero e desembarca, por voltas das 16 horas, no Estádio Lucídio Frazão, de onde sai em carreata pelas ruas da cidade.

Mais detalhes sobre a vinda de Roseana Sarney a Chapadinha nas próximas horas.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Onde Está a Trairagem?


Tem gente confundindo as dobradinhas localizadas de candidatos a estadual e federal e vice-versa com “trairagem”. Desde que inventaram eleição é mais que normal um candidato formar chapa com um federal aqui outro acolá. É o caso dos irmãos Bacelar e Nota 10, eles fazem dupla em Chapadinha, Coelho Neto, Aldeias Altas e várias outras cidades. Há casos, porém, em que a preferência dos grupos locais gera necessidade de formar dobradinha com outros nomes, tanto para um como para outro. Há cidades onde Bacelar tem outro estadual e Magno federal distinto, normal. Afinal, apoio não se impõe e voto não se recusa.

Já quando determinada candidata passa mais de ano usufruindo de apoio político, benesses e até recurso de um candidato a federal e de uma hora pra outra apresenta novo candidato sem dá explicações para a troca... Nenhum comentário dos “imparciais” questionadores políticos de plantão.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Nota 10 Fez Dois Grandes Comícios no Final de Semana

Enquanto os adversários locais plantam todo tipo de boatos contra sua candidatura, Magno Nota 10 intensifica campanha em outras regiões do estado. Diferente dos adversários que promoveram comícios que foram do fraco ao pífio em termos de presença de público e vibração na principal base eleitoral que é Chapadinha, a campanha de Nota 10 tem mostrado força por onde passa.

No último final de semana, quando os adversários espalhavam que ele estava em Brasília, Magno participava de grandes eventos em Barra do Corda (foto acima) e Fernando Falcão (abaixo).

Em contato com o Blog, Nota 10 disse estar muito satisfeito com o andamento da campanha no estado: “vejo com satisfação nossa candidatura ganhar as ruas e obter cada vez mais adesões, é a certeza de que vamos manter o ritmo e garantir nossa eleição, porque está é a vontade do povo”, disse.

Com relação a Chapadinha, Nota 10 disse que a partir da próxima semana a campanha será intensificada no município e pediu aos correligionários para segurarem a ansiedade “sei que meus amigos e companheiros de Chapadinha estão querendo nossa presença e a força da nossa campanha nas ruas, mas temos tudo planejado e logo estaremos ai para fazermos a campanha mais vibrante que nossa querida Chapadinha já viu”, finalizou.


sábado, 4 de setembro de 2010

Flávio em Chapadinha na Segunda

Flávio Dino faz campanha nesta segunda-feira(6) em Chapadinha. O candidato será recebido pela militância às 8h no posto Vemasa, de lá sai em carreata e percorre as principais ruas da cidade. O evento será encerrado com a inauguração do comitê de campanha de Flávio nas proximidades da Rodoviária e também contará com presença do candidato a senador José Reinaldo.

Jackson Lago Inaugura Comitê em Chapadinha

O candidato a governador Jackson Lago fez campanha ontem em Chapadinha. O ex-governador, que vinha de Brejo e Mata Roma, foi recebido por correligionários no posto Alvorada 3, após sua chegada o grupo saiu em carreata até o comitê que foi inaugurado na ocasião. Os discursos foram abertos por Levi Pontes, também falaram os candidatos Guimarães – que tem vínculos familiares em Chapadinha, Jadiel de Itapecuru, Aderson Lago que é apoiado pelo PDT local, Eurídice Vidigal, representando o esposo Edson Vidigal e o candidato a senador Roberto Rocha e, por último, Jackson Lago.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Um Mês


O jornalista Itevaldo Júnior (O Estado do Maranhão) publica em seu blog um artigo que se encaixa como luva na pasmaceira que se tornou a eleição para o governo do Estado. Leiam abaixo.

“Escrevi aqui (releia) que no horário eleitoral gratuito de rádio e TV a política dá lugar aos clipes e jingles. Já se foram quase 20 dias de propaganda eleitoral na TV e o cenário eleitoral é rigorosamente o mesmo.

Nada mudou porque os programas eleitorais são todos muitos ruins. Todos. A impressão que me resta é que não há pesquisa qualitativa nessas eleições. Elas são fundamentais para definir rumos discursivos nessa guerrilha de imagens visuais e verbais que é a propaganda de TV.

Pelo país afora um único cenário nas eleições para governadores mudou: foi em Minas Gerais. O candidato Antonio Anastasia (PSDB) com a intensificação do Aécio Neves na campanha colou no Hélio Costa (PMDB). Hoje o Datafolha aponta uma diferença de cinco pontos percentuais.

Resta um mês até o dia da eleição. O que farão Roseana, Jackson, Flávio Dino, Saulo, Marcos Silva e Josivaldo até lá?

Caso as coordenações de campanha e os marqueteiros de plantão tivessem observado um dado que consta das duas pesquisas Escutec feitas para o jornal O Estado do Maranhão, a eleição maranhense não fosse tão monótona. Tão piegas.

A questão da Escutec é: “Como o(a) Sr.(a) diria que se sente em relação à vida que vem levando hoje? O(a) Sr.(a) está?”

Impressionantes 80,2% disseram está satisfeitos, enquanto 12,0% afirmaram estarem insatisfeitos. Essa é uma questão típica de pesquisa qualitativa. Com qual discurso as candidaturas se posicionariam a partir desses números?

Os programas eleitorais são ruins porque eles não sabem com quem se comunicam. Também não existe campanha na internet (possuir sites, blogues e/ou escrever gracinhas no twitter, facebok e assemelhados não é estratégia eleitoral).

Dos 80,2% de satisfeitos 82,9% tem entre 25 e 34 anos e outros 76,9% estão na faixa de idade entre 16 e 24 anos. Qual é mesmo a candidatura a governador que dialoga com os jovens?

A campanha eleitoral dos governadores chegou até aqui sem nenhuma criatividade. Sem nem um apelo que dispute os corações e mentes dos eleitores.

A campanha de 2010 é um trem carregado de mesmice, de apatia, de falta de coragem, de lassidão e desalento. Para alguns resta um vagão recheado de um belíssimo sentimento: a esperança.

Para os outros, os deixo com um ensinamento do Millôr Fernandes: “na dúvida, mantenham a dignidade”.”

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Roseana Passa no TSE, Magno Aguarda Julgamento

O ministro Hamilton Carvalhido, do Tribunal Superior Eleitoral, negou, ontem, recurso apresentado por Aderson de Carvalho Lago Filho contra o registro de candidatura de Roseana Sarney Murad ao cargo de governador nas eleições de 2010.
Aderson Lago alegava de que a candidata seria inelegível, à luz da Lei Complementar nº 135/10, por ter sido condenada por órgãos colegiados do Poder Judiciário em três processos, incidindo na causa de inelegibilidade da alínea h do inciso I do artigo 1º da Lei Complementar nº 64/90.

Assim, mesmo tendo parecer da Procuradora Sandra Cureu contrário, a governadora Roseana Sarney teve o registro de candidatura deferido ontem pelo TSE. O pedido de impugnação da governadora foi impetrado pelo adversário e ex-deputado Aderson Lago.

Chapadinha
O processo contra Magno, que assim como o de Roseana, partiu de um adversário e, do mesmo modo, obteve parecer contrário da Procuradora em Brasília, deve ser julgado na próxima semana.

Como Magno tem eleição garantida segundo analistas e é considerado favorito para obter maior votação em Chapadinha adversários dele têm divulgado o parecer da procuradora como se fosse uma decisão definitiva que o tirasse da disputa.

Como foi visto no caso de Roseana, João Alberto e Sarney Filho, que tiveram parecer contrário ao registro de suas candidaturas e todas foram aprovadas pelo TSE, a opinião da procuradora não só não vincula o voto dos juízes como tem sido contrariada na maioria dos casos.

Definição na Próxima Semana
Em que pese a onda de boatos e o jogo da desinformação, comuns em períodos eleitorais, a definição, segundo advogados de Magno Nota 10, que estão seguros de que será favorável a Magno, só deve acontecer mesmo na semana que vem.