segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Eleições Presidenciais Notas e Opiniões


Tanto Faz
Para os grupos políticos de Chapadinha a eleição presidencial não existe literalmente. Ninguém se manifesta, não há carros de som, reuniões ou carreatas. Essa falta de preocupação com o futuro do Brasil deve ser porque tanto faz Dilma ou Serra nada mudará na política tupiniquim com p minúsculo.

Aborto
Depois se beneficiar de uma campanha contra a candidata Dilma sobre o tema do aborto, o assunto voltou-se contra Serra. É que repercutiu em todo o mundo a revelação de que a mulher do presidenciável, Mônica Allende, fizera aborto a pedido dele, segundo revelou uma ex-aluna de Mônica. Verdade ou não esse fato, a questão do aborto é tão dramática na vida das pessoas que quem posa de ser contra apenas para ganhar votos acaba se dando mal.

Arrastinho do 13
Pelo que se viu ontem em São Luis, se a campanha de Dilma for depender exclusivamente da mobilização de seus aliados sarneistas a candidata está perdida. A carreata de Serra, comandada por Castelo, Jackson e Roberto Rocha foi bem maior que a de Roseana em favor de Dilma.

Argumento
O argumento de que votar em Dilma é o mesmo que fortalecer Sarney é de uma fraqueza impressionante. Caso o tucano vença alguém tem dúvida que Sarney e o PMDB estarão junto com ele na chamada “governabilidade”? Além disso, seria justo piorar o Brasil agora pra melhorar o Maranhão daqui quatro anos?

A Ficha é Limpa, o Jogo é que é Sujo
A Polícia Federal apreendeu ontem (17), por determinação da Justiça Eleitoral, aproximadamente 1 milhão de panfletos com propaganda contra o PT devido à posição favorável à descriminalização do aborto. A gráfica que imprimia os jornais é de propriedade de Arlety Satiko Kobayashi, irmã do coordenador de infraestrutura da campanha de José Serra (PSDB), Sérgio Kobayashi. Arlety é dona de 50% da Editora Gráfica Pana Ltda, localizada no Cambuci (SP).

CNBB: Tô Fora
Os bispos católicos do Regional Sul 1 divulgaram declaração afirmando que não “indicam nem vetam candidatos ou partidos e respeitam a decisão livre e autônoma de cada eleitor”. A declaração informa ainda que a Regional “não patrocina a impressão e a difusão de folhetos a favor ou contra candidatos”. A Polícia Federal apreendeu em uma gráfica no centro de São Paulo, 1 milhão de folhetos com a marca da CNBB, por ordem do Tribunal Superior Eleitoral. O texto dos folhetos relaciona o PT e a candidata à Presidência, Dilma Rousseff, à defesa da legalização do aborto. Segundo a gráfica, a encomenda foi feita por um assessor da Diocese de Guarulhos.

Sem Anjo Nem Demônios
Dilma e Serra são quadros de respeito da política nacional. Nenhum dos dois é santo ou demônio, nem existe ameaça de o Brasil quebrar com a vitória de um ou de outro. A diferença está no modo de conceber a economia e as ações do governo mais voltado para os pobres, como vantagem pra Dilma, no meu modo ver. O baixo nível da campanha com roteiro de ódio religioso e preconceito que já contaminou os tucanos e ameaça tomar conta dos petistas é o pior retrocesso político dos últimos anos.

Nenhum comentário: