quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Roseana: Gasolina, Consultas e Queda nas Pesquisas

Gasolina Grátis
O jornal O Globo enviou o repórter Evandro Éboli, ao Maranhão. No último domingo, ele flagrou e fotografou a distribuição de gasolina grátis em Codó, pela coligação “O Maranhão não pode parar”, liderada por Roseana Sarney (PMDB).

A matéria de O Globo foi publicada na edição ontem (terça, dia 21) na editoria O País, página 12. Escreve Éboli no texto: “Duas horas antes da chegada de Roseana Sarney a Codó (…) Cada motoqueiro recebeu, de graça, três litros de gasolina. Em troca, eles teriam que engrossar a “carreata da vitória” de Roseana, pendurando uma bandeira da candidata na garupa. O carona poderia ir balançando a bandeirola também”.

A distribuição gratuita de combustível para atrair eleitores para um ato de campanha é ilícito eleitoral, configura abuso de poder econômico. Advogados do candidato Flávio Dino (PCdoB) ingressarão com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) contra a peemedebista.

Consultas Médicas
A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira, a médica Silvana Teixeira acusada de fazer consulta em troca de promessa de voto para a reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB). No consultório da médica, localizado no bairro do Recanto dos Vinhais foram apreendidos peças de campanha de Roseana Sarney e dos candidatos a deputado Luciano Moreira (federal), Ricardo Murad e Manoel Ribeiro (estaduais). A médica seria casada com um primo da governadora Roseana.

Queda Constante
A pesquisa do Instituto Escutec divulgada hoje (dia 22) pelo jornal O Estado do Maranhão. Aponta Roseana Sarney com 47,4% das intenções de votos, contra 24,2% de Jackson Lago (PDT) e com 20,9% de Flávio Dino (PCdoB). O candidato do PSTU, Marcos Silva aprece com 1%. Os candidatos Saulo Aracangeli (PSOL) e Josivaldo Corrêa (PCB) não pontuaram. A margem de erro da pesquisa é 2 pontos percentuais.

A peemedebista vem perdendo pontos a cada pesquisa, tinha 50,4% no levantamento divulgado em julho. Em agosto, foi para 49,6%; chegou a 48,7% no início de setembro e agora aparece com 47,4%.

Meio Ponto do 2º Turno
Na simulação de votos válidos, quando são descartados os votos nulos, brancos e os eleitores indecisos, Roseana ainda venceria a eleição no primeiro turno, com 50,4% dos votos, contra 25,8% de Jackson e 22,2% de Flávio Dino. Neste aspecto, Marcos Silva se manteria com 1% e os candidatos Josivaldo Corrêa (PCB) e Saulo Arcangeli (PSOL) continuariam com índices abaixo de meio por cento.

Comentários Nossos
Tanto a distribuição de combustível pra carreata quanto o oferecimento de consultas médicas em troca de votos são práticas ilegais, mas dependem de apuração e todo um processo para restarem provadas a ponto de prejudicar juridicamente a candidatura de Roseana.

Já a pesquisa da Escutec, embora, apresente o resultado diferente quanto ao segundo colocado, indica tanto crescimento de Flávio quanto queda de Roseana que com 50,4% fica a menos de meio ponto percentual de um quase inafastável segundo turno.

Nenhum comentário: