terça-feira, 10 de agosto de 2010

Imprensa da Capital Inclui Nota 10 Entre os Eleitos


O jornalista Marcos Déça (O Estado do Maranhão) produziu matéria especulando quanto as chances de vitória de cada candidato a deputado estadual e uma estimativa a cerca da composição de cada bancada na Assembleia Legislativa para o próximo ano. Dos políticos da região surgem como virtualmente eleitos os candidatos Magno Nota 10 e Marcos Caldas. A relação ainda traz com chance – a depender das coligações – os candidatos Vagner Pessoa e Edmilson Carneiro. Veja, abaixo e em itálico, os principais trechos, incluindo os comentários do jornalista. Em seguida acrescento análises nossas sobre a matéria.
1 – Chapão PMDB/DEM/PTB/PV - Mantém a estimativa de eleger até 17 deputados. Vinte e um disputam as vagas. São eles: Ricardo Murad (PMDB), Max Barros (DEM), Victor Mendes (PV), Raimundo Cutrim (DEM), César Pires (DEM), Rigo Teles (PV), Roberto Costa (PMDB), Stênio Rezende (PMDB), Carlos Filho (PV), Carlos Alberto Milhomem (DEM), Vianei Bringel (PMDB) e Antonio Pereira (DEM) como os praticamente eleitos, e mais: Alberto Franco (PMDB), Arnaldo Melo (PMDB), Chico Gomes (DEM), Edilázio Júnior (PV), Fábio Braga (PMDB), Magno Bacelar (DEM), Manoel Ribeiro (PTB) e Jura Filho (PMDB) e Paulinho Fonseca (PMDB).

Comentário: Neste grupo, apenas pequenas alterações, sobretudo influenciadas pela aprovação da candidatura de Magno Nota Dez e impugnações de candidatos como Hemetério Weba (PV) e Márcia Marinho (PMDB) – esta última deve ser substituído pelo Filho, Paulo Fonseca.

2 – Coligação PRB, PHS, PSL e PMN: Apesar de alguns mais otimistas apontarem até cinco deputados nesta chapa, o mais provável é que ela mantenha o prognóstico inicial, de eleger quatro.

Disputam com mais chances os seguintes candidatos: Marcos Caldas (PRB), Rogério Cafeteira (PMN), Canindé Barros (PSL), Carlinhos Florêncio (PMN) e Eduardo Braide (PMN). Também têm chances Daniel Macedo (PSL), Nonato Aragão (PSL) e Edson Souza (PMN).

3 – Chapa PRTB/PRP/PSL/PMN: elege três, mas pode chegar a quatro, dependendo do desempenho nas urnas. Os mais cotados são: Alexandre Almeida (PTdoB), Jota Pinto (PR), Darcy Terceiro (PRTB) e Marly Abdalla (PRP). Também tem chances Wagner Pessoa (PTdoB).
Comentário: o volume de campanha apresentado por Wagner Pessoa no Baixo Parnaíba leva a crer que ele pode ultrapassar Marly Abdalla e garantir a vaga.

7 – PT: estima-se para o PT uma bancada de dois deputados estaduais, embora haja a possibilidade – remota – de chegar a três. Concorrem com mais chances os candidatos Francisca Primo, José Carlos Nunes, Edmilson Carneiro e Valdinar Barros.
Nossa Análise

Magno Nota Dez – Além de ser realista a previsão de que a coligação dele pode chegar a eleger 22 deputados e levando em conta que da lista de Marcos Déça apenas Ricado Murad, Raimundo Cutrim, Edilázio Júnior e Victor Mendes têm potencial semelhante ao de Magno, pode-se dizer que – mantido o quadro – a eleição de Nota 10 é garantida.

Marcos Caldas – Primeiro de uma coligação de pode eleger cinco, pelo que se verifica entre apoios e estrutura de campanha a eleição de Caldas parece certa.

Vagner Pessoa – Este blog já disse em matérias passadas que ainda que remotas, o ex-deputado tem chance de eleição. Quanto ao volume de campanha mencionado por Déça, ele é restrito a Chapadinha onde até agora Vagner apresenta mais força que a sobrinha Isamara.

Edmilson Carneiro – Fontes internas do PT avaliam que Edmilson Carneiro – ex-diretor do Programa Luz Para Todos - disputa o primeiro lugar com o ex-diretor da Caixa Econômica, José Carlos Nunes o que deve se definir com a eleição de ambos.

Isamara Menezes – na coligação da filha de Isaías, que tem a perspectiva de eleger de dois a três parlamentares, foram listados Hélio Soares, Penaldon Moreira, João Batista e Léo Cunha. Sem apoio em outras regiões e em clara desvantagem até mesmo com relação ao tio Vagner, Izamara e a candidata local com os piores prognósticos nestas eleições.

Em quiser conferir a íntegra da matéria é só clicar aqui.

Nenhum comentário: