sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Faz de Conta


Por: Almir Moreira – Advogado

A campanha para governador por parte da candidata oficial se desenvolve morna e sem sal. Os fatos atestam. Embora a propaganda eleitoral já tenha sido autorizada não se ver nada na rua. É sintomático, indica a ocorrência de segundo turno para escolha do governador. Tivessem segurança sobre a vitória em primeiro turno os partidários da candidata oficial estariam com a propaganda eleitoral bastante avançada. Certamente, também os velhos métodos para conquista de lideranças – candidatos a deputados, prefeitos, vereadores, lideres comunitários, chefes políticos sem mandato - estariam em prática. Como a eleição não se resolverá em primeiro turno a estratégia é só deflagrá-la quando se iniciar a outra etapa, o segundo turno.

Enquanto isso, a candidata oficial faz que paga e as tais lideranças fazem de conta que a apóiam. É um jogo. A candidata quer voto e as lideranças: umas querem dinheiro vivo, outras apoio político transvertido de obras, respeito ou plano concreto de desenvolvimento.

O que se nota bem é a indiferença recíproca destes protagonistas. Aos eleitores as favas. Esta é uma eleição diferente o Poder Político do grupo da candidata oficial está desgastado. A prática política originária da Republica dos Coronéis dá sinais de cansaço. Os Partidos e os grupos políticos começam a perceber que têm vida própria, e que sempre são usados levianamente. Sabem como nesse período eleitoral é normal se acender uma vela pra Deus e outra pro o Diabo. Parece que agora não haverá repositório para este círio. É uma faca de dois gumes, e o perigo reside neste ponto, pois no segundo turno a conversa é outra, e aí, o faz de conta pode mudar para o conhecido me engana que eu gosto. A liderança interiorana com sua vida resolvida, ante o resultado das eleições proporcionais – deputados e senadores já eleitos – pode se posicionar conforme a maré ou deixar a maré correr frouxa.

Sinto muito, candidata guerreira, com todo respeito, essa estratégia cansou o desgaste é grande, o agrada a todos de antes feito indiscriminadamente transformou-se em algo anacrônico e estúpido em razão de por todos na mesma vala comum. Chapadinha ainda está sob ressaca dessa política, fiéis aliados foram postos de lado, preteridos por adversários políticos ou por novos good boys.

Nenhum comentário: