terça-feira, 2 de março de 2010

Fraude Suspende Exame da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu suspender a segunda fase do Exame da Ordem, o terceiro de 2009, por suspeita de irregularidade. Um candidato que fazia a prova em Osasco (SP) foi flagrado com um papel que continha cinco respostas de questões de Direito Penal, antes mesmo da distribuição das provas, às 13h30 de domingo, 28 de fevereiro. A OAB divulgou o fato em nota oficial.

A elaboração e a aplicação das provas são feitas em parceira da OAB com o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe). Na manhã de segunda-feira, o reitor em exercício, João Batista de Sousa, recebeu as primeiras informações sobre o assunto e determinou a apuração imediata do fato. O Exame da Ordem foi feito por 18.720 candidatos em 155 cidades de todo Brasil.

O papel encontrado com o aluno tinha parte das respostas datilografada e outra parte escrita a mão. O texto continha, inclusive, o nome de um personagem citado no exemplo de uma pergunta.
É a primeira vez que o exame foi feito de maneira unificada no país. Antes, cada estado elaborava sua prova. O processo de unificação teve início em 2006, com a participação de 11 estados. Nesta edição, todas as seccionais da OAB participaram.

“Não dá para ter certeza se foi um fato isolado. Para não colocar em risco a credibilidade do evento, decidiu-se pela suspensão”, afirmou Ricardo Carmona, diretor do Cespe.

No final da tarde de hoje, o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, e o diretor-geral do Cespe, Ricardo Carmona, entregaram a denúncia do caso ao diretor-executivo da Polícia Federal, Luiz Pontel de Souza. O Colégio de Presidentes da OAB se reunirá no próximo domingo para decidir entre manter ou anular o exame.
Com Informações da Agência UNB

Nenhum comentário: