segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Sobre Políticos e Santos


Sempre que alguém crítica ou “dialoga com brigas construtivas” com os padres de Chapadinha recebe destes a consideração repetida de que tudo que fazem ou deixam de fazer tem o dinheiro como único impulsionador de medo e coragem.

Muitas vezes as réplicas passam longe do problema levantado e quando muito a auto-crítica vem com frases assim “temos falhas e erramos como todos os seres humanos, mesmo querendo fazer o nosso melhor”. Sobre o gesto de ocupar a rádio dos antigos algozes, nenhuma palavra.

A Memória da Pele
Para perder a memória é preciso viver a história. Lembro de ter protestado contra as torturas dos latifundiários a seu Marcos, Chico Viana e outros oprimidos da Uncurana; na tentativa de abuso judicial contra o povo da Barroca da Vaca; das lutas do Baturité; na solidariedade aos sacerdotes agredidos na época a que me referi.

Foram causas justas de um tempo obscuro, às quais ninguém me atribuiu paga ou recompensa financeira. Foram lutas que não santificaram os ombreados. Outras existiram que em tempos mais mansos, na divergência, erraram os que tentaram demonizar os contrários.

Quem tem medo da sociedade civil?
Tanto a sociedade civil não é coisa preordenada para alcançar a santidade política que o principal orador da “Sessão Pública do dia 28 de Agosto na nossa Igreja Matriz” foi um lugar-tenente de um ex-prefeito ficha imunda. É assim mesmo. Melhor sofrer essa ironia e conviver com todos os pensamentos que tentar encabrestar campanhas, conselhos ou pastorais.

Além disso, o trânsito democrático pressupõe o direito de ser governo quando se ganha eleição, o dever de ser oposição quando se perde e a liberdade para mudar de posição desde que se assuma como tal, encarando as contradições da atividade e rejeitando a camisa-de-força do politicamente correto.

Origem e Destino
Tem mesmo poder esse vil metal... Este soberbo invento humano, inspirador de guerras e cruzadas, esse mesmo dinheiro execrável que tem a fama de corromper como suborno em todos os bolsos inimigos – ainda que a origem seja a mesma – se redime na filantropia quando cai em ofertório.
Foto de Antenor Ferreira: Mostra Trio de Político Puxando a Procissão

Nenhum comentário: