sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Futebol: Meia Verdade, Mentira Inteira


Vejo a repercussão da derrota do Galo por 11 a 0 chegar em nível nacional e mundo a fora sem que as pessoas que tenham visto a inexplicável goleada fossem confrontadas com a totalidade dos fatos e o contexto que a produziram direta e indiretamente.
O Moto Clube, time grande da Capital, fora rebaixado no campeonato de 2009. Devendo, pois, como manda a boa regra esportiva, disputar a segunda divisão em 2010. A Federação Maranhense, a quem caberia zelar pela regra, inventou a participação do Moto rebaixado em 2009, na série B do mesmo ano. Disso sabia a imprensa da capital que só teve dedos para apontar o Galo como vilão. Nada disso sabem os jornalistas nacionais e internacionais – pelo menos ainda não.

Os Jornais da Ilha censuram o placar de 11, mas reputam heroísmo á vitória do Moto sobre o Santa Quitéria por 5 x 1 (com 4 gols de pênaltis) . Incorpora-se ao enredo de chanchada, a escalação do prefeito-presidente do Santa Quitéria, o popular Manin, como titular do time aos 52 anos de idade. Nem se o Moto enfrentasse o time dos aposentados da Praça João Lisboa a imprensa míope lhe tiraria os méritos de "Papão do Norte".

Basta ver a tabela dos jogos do certame pra se concluir que ele fora feito criteriosamente pra retornar a fórceps o Moto à primeira divisão.
Não tenho dados para afirmar categoricamente que tenha ocorrido, mas a atitude de ir para o sacrifício para não permitir a imposição dos grandes da capital contra os pequeninos do interior, e de assim, expor os intestinos de uma federação moralmente carcomida aos olhos do mundo; num gesto extremo e humanamente justificável, tenha a imolação do Chapadinha, dos jogadores, diretores, torcida e toda a cidade valido cada uma das onze estacas cravadas no Galo.
Imagem: recorte do Jornal Pequeno

3 comentários:

Unknown disse...

Caro Alexandre,
Por acaso você é defensor da tese em que "Um erro justifica o outro" ou ainda que "Os fins justificam os meios"? Considerando que acompanho regularmente os seus posts vejo que em outras matérias não é esse o seu posicionamento.

Ivanildo Lima disse...

A Mirante de Chapadinha, coincidentemente "desativou" seu mural para recados em seu blog. Por qual motivo?! Vou fingir que nem suspeito.

Alexandre Pinheiro disse...

Sobre o comentário do Ivanildo: mesmo só podendo responder de forma objetiva por esse blog, não se pode negar o caráter democrático do espaço da TV Mirante de Chapadinha. Ali já vi muitas críticas, o que me faz pensar em alguma razão operacional para a retirada do mural.
Já quanto ao comentário do Willian meu texto reclama da manipulação e da omissão de fatos que comprometem o entendimento do caso. Apenas isso. Agradeço a participação de todos.