sábado, 11 de julho de 2009

Caravana Seduc Itinerante realiza encontro em Chapadinha


Temas como calendário escolar, planejamento pedagógico, plano emergencial para a reconstrução e reforma das escolas atingidas pelas enchentes e preparação dos alunos da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram os principais assuntos discutidos no encontro do programa Seduc Itinerante, realizado quinta-feira (9) em Chapadinha. O evento contou com a participação do secretário estadual de Educação, César Pires, dos gestores dos diversos setores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e dos diretores e professores da Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha.

O deslocamento do grupo administrativo da Seduc às cidades do interior do Estado tem a finalidade de construir um novo modelo de gestão educacional, baseado na aproximação com diretores e corpo docente das unidades escolares dos municípios.

"Esta é uma maneira inovadora de fazer educação no Estado, em que o Governo está voltado para a qualidade do ensino na sala de aula. Mas para que tenhamos resultados concretos é preciso que os gestores educacionais tenham comprometimento com a causa. Estamos aqui para motivá-los a isso", sintetizou o secretário.

Um dos principais temas em discussão na reunião foram as avaliações feitas pelo Ministério da Educação (MEC), com destaque para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A secretária-adjunta de ensino, Graça Tajra, apontou que são necessárias as mudanças no planejamento da educação para que o Estado tenha resultados positivos no exame.

"Iremos articular até a próxima semana, no máximo, a vinda de profissionais da educação capacitados para orientar os professores desta região a desenvolver e trabalhar questões similares às que são aplicadas na prova do Enem. Está na hora de a educação no Maranhão crescer, e para isso precisamos parar de fazer críticas e começar a agir", anunciou César Pires. Ele afirmou ainda que após a divulgação do resultado do ENEM, retornará à cidade para fazer o comparativo dos resultados de 2008 e 2009.

Ao final do encontro, os diretores de escolas se manifestaram sobre assuntos diversos. Parte das reivindicações apresentadas por eles foram atendidas de imediato pelos supervisores e superintendentes da Seduc. As demais pendências foram encaminhadas para os setores específicos. "Foi extremamente proveitoso para nós. Nunca tivemos a oportunidade de conversar aberta e diretamente com o secretário de Educação do estado. Certamente excelentes frutos serão colhidos em decorrência desse encontro", finalizou a gestora do Centro de Ensino Cônego Nestor Cunha (município de Santa Quitéria), Solange Fontineli Carvalho.

A URE de Chapadinha tem 34 escolas, e cerca de 70 gestores, técnicos e professores estavam presentes no encontro. As reuniões do Seduc Itinerante já foram realizadas nas UREs de Itapecuru-Mirim e de Rosário. Também estão previstos encontros semelhantes com as equipes de Caxias, Codó, Balsas, Bacabal, Imperatriz, São João dos Patos, Pinheiro e Viana.
Fotos e Informações: Secom

Nenhum comentário: