segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Muito Mais que Uma Faixa

Minha Cidade
A juventude sempre cumpriu um papel importante nas conquistas de cada povo. No Brasil, as lutas estudantis estiveram presentes em vários momentos da história e ajudaram a construir um país melhor. Na década de 50 a Une (União Nacional dos Estudantes) organizou a campanha pela criação da Petrobrás – “O Petróleo é Nosso”. Em março de 1968, morre o estudante Edson Luís, assassinado por policiais no restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro e a luta contra a ditadura militar vira palavra de ordem dos jovens brasileiros. Em 1984 a estudantada entoava “1,2,3,4,5 mil. Queremos eleger o presidente do Brasil!!!” e sustenta a campanha pelas Diretas Já! Na era Collor, 1992 surgem os Caras Pintadas, que foram os pontas-de-lança do Impeachment do então Presidente da República.

Embora o protesto dos estudantes dos 3 cursos do CCAA (agronomia, zootecnia e biologia) do Campus da UFMA em Chapadinha reclamava da demora na execução das obras de conclusão do novo prédio do Centro, pela própria inconformidade, rebeldia e senso de justiça dos jovens, dificilmente as mazelas da sociedade como um todo passarão sem a palavra dos estudantes universitários de Chapadinha.

A foto que ilustra este post – retirada de página de relacionamento na Internet dos participantes do movimento – traduz bem o espírito de comprometimento dos estudantes de universidades públicas com as causas maiores de seu povo. Oxalá seja a imagem inaugural de muitas lutas.

Nenhum comentário: